Geral

Alagoas participa de encontro nacional sobre Unidades de Conservação no Rio de Janeiro

18/07/2025
Alagoas participa de encontro nacional sobre Unidades de Conservação no Rio de Janeiro
Fotos: Evento abordou temas cruciais para a gestão de áreas protegidas no Brasil

Mary Landim

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) marcou presença no 8º Encontro do Fórum Nacional de Unidades de Conservação, ocorrido no Rio de Janeiro. O evento celebrou os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e abordou temas cruciais para a gestão de áreas protegidas no Brasil, com o objetivo de manter os estados da federação fortalecidos e alinhados em prol da preservação ambiental.

O gerente das Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, acompanhou as discussões, que abordaram temas de conectividade com as áreas protegidas; como os mosaicos de unidades de conservação, a reserva da biosfera e os corredores ecológicos. Durante os três dias de atividades, também foi assinada a Carta dos Desafios do SNUC para os próximos 25 anos.

“O documento elenca situações projetadas para ocorrer nos próximos 25 anos da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei nº 9.985/2000, conhecida como Lei do SNUC), que sinaliza o quanto a sociedade precisará somar esforços para definir metodologias e estratégias em temas como compensação ambiental, inserção dos povos originários, apoio aos municípios na criação de novas UCs, sustentabilidade financeira, entre outros. Foram dias bastante produtivos, com representantes de vários estados, instituições e sociedade civil, todos com o mesmo objetivo - integrar e conectar as unidades de conservação”, frisou Nazário.

O encontro contou também com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Ela ressaltou que o Brasil possui hoje 2,6 milhões de km² de áreas protegidas e 3.185 UCs. Em 2000, ano de criação do programa, a cobertura era de 754 mil km², com 1.053 unidades.


Alagoas conta com 102 Unidades de Conservação, sendo um dos estados com maior proporção de áreas protegidas em relação à sua extensão territorial. Com destaque para as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), Alagoas ocupa o 12º lugar em área protegida e o 8º em número de reservas. Ao todo, 11,73% da área do estado é composta por Unidades de Conservação.

O Fórum Permanente do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza foi estabelecido em agosto de 2018 e institucionalizado por meio da Portaria GM/MMA nº 1.065, de 22 de maio de 2024,constituindo-se como um espaço de aproximação entre formuladores e executores da política relacionada às Unidades de Conservação, tornando-se uma importante ferramenta de apoio à coordenação e ampliação do SNUC.