Geral

Olimpíada de Matemática inscreve estudantes de escolas e universitários

15/07/2025
Olimpíada de Matemática inscreve estudantes de escolas e universitários
Fotos: Alunos e alunas das escolas podem participar a partir do 6° ano fundamental; competição terá etapas virtual e presencial | Divulgação

As inscrições para a 22ª edição da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) estarão abertas de 18 de julho a 18 de agosto. A competição é organizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2003 e aberta para estudantes matriculados em escolas, instituições e universidades do estado.

A Olimpíada é dividida por níveis, sendo os alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental inscritos do Nível 1; dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, no Nível 2; e do 1º ao 3º ano do ensino médio aptos para o Nível 3. Mais recentemente a organização contemplou os estudantes do ensino superior para participar da competição e os alunos, de qualquer curso matriculado em instituição de Alagoas, podem se inscrever, desde que não tenham um diploma de nível superior.

“Percebemos que ações como essa para os graduandos fortalece a nossa pós-graduação pois de modo natural esses alunos, que demonstram o interesse, ganham confiança em seu potencial para continuar seus estudos em uma pós-graduação”, destacou o professor Davi Lima, coordenador da OAM.

As inscrições devem ser feita por meio deste link, onde é possível verificar o edital completo da 22ª OAM. A competição terá duas fases, a primeira no dia 21 agosto, em formato virtual e a segunda em 28 setembro, de forma presencial. Já os inscritos no nível universitário fazem a prova em etapa única, no dia 10 de setembro.

Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para [email protected].

Ufal na OAM

Em 2003 o professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, idealizou a Olimpíada Alagoana de Matemática e, de lá pra cá, com exceção de 2020, durante a pandemia, a instituição realizou todas as edições. Hoje está sob a coordenação dos professores Davi Lima, Elaine Silva e Diogo dos Santos e, ao longo dos anos, diversos jovens de 11 a 18 anos descobriram uma paixão pela Matemática por meio da competição.

É o caso de Kayque Bispo, que participou pela primeira vez em 2024 e foi medalhista de prata. “Sem dúvida a participação na OAM e no treinamento olímpico ofertado na Ufal [PIC e Poti] foi o principal combustível para eu criar um afeto pela matemática e decidir, então, seguir ela pela vida. Espero não desacelerar, participar mais uma vez da OAM e deixar que a matemática me guie junto de muitos outros jovens que podem descobrir os mesmos tesouros que eu descobri nas olimpíadas de matemática!”, ressaltou o jovem que agora é calouro da Ufal, depois conquistar uma vaga para o semestre 2025.1 da graduação em Matemática.

Esse mesmo caminho também já foi seguido por alguns docentes do IM da Ufal, que participaram da competição quando eram alunos do ensino básico e despertaram para a área. “Vários outros estão Brasil e mundo afora levando o nome de Alagoas como um centro de grandes talentos”, completou o professor Davi.

Apoiada pela associação da Olimpíada Brasileira de Matemática, em 2023, a OAM contou com quase 10 mil inscritos e, em 2024, quase sete mil.

Ascom Ufal