Geral
AMA articula reunião com Ibama para discutir preservação da Caatinga e orientar municípios sobre uso sustentável do solo

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, esteve reunido com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Alagoas, Rivaldo Couto dos Santos Júnior, na tarde desta quinta-feira (10), para tratar sobre o avanço do desmatamento irregular na região da Caatinga. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre o órgão ambiental e os municípios, por meio da AMA, como articuladora de ações de educação ambiental e uso sustentável do solo.
Na ocasião, ficou definida a realização de uma reunião técnica no próximo dia 28 de julho, com local ainda a ser confirmado, voltada para prefeitos e secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, especialmente dos municípios do Sertão alagoano. Também devem participar representantes de órgãos estaduais como a Emater, consórcios da região, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Para o presidente da AMA, o avanço de práticas irregulares está, muitas vezes, ligado à desinformação, e a atuação conjunta das instituições pode reverter esse cenário. “Estamos tratando de uma preocupação iminente. Essa reunião prevista para o dia 28 será com os prefeitos, secretários de Agricultura, de Meio Ambiente e com os consórcios da região, para que possamos discutir a preservação da Caatinga, principalmente no Sertão. É de muita importância e relevância para o nosso estado.”, declarou Marcelo Beltrão.
Segundo ele, a proposta é que o encontro ofereça orientação técnica completa, com foco no desenvolvimento sustentável. “Vamos tratar de assistência técnica, da produção agrícola dentro da legalidade. É possível plantar milho, plantar feijão e, acima de tudo, preservar a nossa Caatinga”, completou.
O superintendente do IBAMA, Rivaldo Couto, destacou que o objetivo central da reunião é garantir segurança jurídica e promover o uso correto dos recursos naturais pelos produtores. “Vamos orientar tecnicamente os secretários e os proprietários rurais do Sertão da Caatinga para que façam o uso do solo da forma correta, incentivem o cadastro ambiental e ajam dentro da lei. Queremos preservar o bioma com segurança e continuidade”, afirmou.
Rivaldo também ressaltou a importância da cooperação com a AMA na mobilização dos gestores municipais e no engajamento das comunidades rurais. “A Caatinga pode e deve ser utilizada com responsabilidade. A presença dos municípios é essencial para que esse trabalho chegue na ponta e faça a diferença”, concluiu.
Galeria de fotosAscom AMA