Geral
Projeto Rede Limpa retira cinco toneladas de cabos inativos no Pontal da Barra

Débora Cândido (estagiária)
O projeto Rede Limpa vem transformando o Pontal da Barra, na parte baixa de Maceió, com a retirada de cabeamentos inativos dos postes da região. A iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação (Ilumina), retirou cinco toneladas de fios em 2,5 km da orla marítima do bairro. A previsão é que as obras no local sejam concluídas nesta sexta-feira (11).
O objetivo da ação é garantir maior segurança aos pedestres e veículos que trafegam no Pontal da Barra, através da organização dos fios, além de contribuir para a estética urbana, valorizando os cartões postais de Maceió. O acúmulo de cabos obsoletos nos postes representa risco à segurança da comunidade, pois os fios desordenados podem causar curtos-circuitos, choques elétricos e interferências na rede.
O Rede Limpa teve início na orla de Maceió. Bairros como Pajuçara, Jatiúca e parte da Ponta Verde receberam os trabalhos da ação. Em um mês de execução foram retiradas mais de 40 toneladas de fios, o que equivale a uma média de 60 mil metros de cabeamentos inativos. A previsão de conclusão dos trabalhos na área litorânea é de oito meses. Em seguida a iniciativa será levada para o Centro da capital alagoana.
Modernização
A Ilumina vem atuando continuamente para modernizar a rede de iluminação do Pontal da Barra, com a substituição de postes afetados pela maresia por novos de fibra de vidro e manutenções dos equipamentos de iluminação pública em áreas de convívio coletivo, por exemplo.
Outra ação no bairro foi a instalação de novos posteamentos de fibra de vidro na área de gramado, bem como projetores voltados à faixa de areia, de forma a incentivar a ocupação desses espaços no período noturno. Com as ações do Rede Limpa, o bairro torna-se ainda mais valorizado, bonito e agradável.
Ascom Ilumina