Geral

Em bilateral com presidente da Nigéria, Lula discute ampliação do intercâmbio comercial

06/07/2025
Em bilateral com presidente da Nigéria, Lula discute ampliação do intercâmbio comercial
Fotos: Presidentes também trataram da possibilidade de melhorar a conectividade aérea entre Brasil e Nigéria para aproveitar o potencial dos mercados consumidores dos dois países em turismo e negócios. | Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde deste sábado, 5 de julho, com o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, no contexto da Cúpula do BRICS. A Nigéria é um dos dez países parceiros do grupo.

No encontro, os líderes celebraram os resultados da recente missão do Vice-Presidente Geraldo Alckmin à cidade de Abuja, por ocasião da retomada do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria. Reafirmaram a disposição de aprofundar as relações bilaterais entre os países, que têm laços históricos e interesses de desenvolvimento comuns.

A ampliação do intercâmbio comercial e dos investimentos recíprocos foi uma das prioridades tratadas no encontro, tendo em vista o tamanho dos mercados consumidores e o potencial das economias brasileira e nigeriana.

Os presidentes ressaltaram a importância de estabelecer conexões aéreas diretas entre os países, o que alavancaria o turismo e as oportunidades de negócios dos dois lados do Oceano Atlântico.

O mandatário nigeriano apresentou a agenda de reformas em andamento no país e oportunidades de investimento em áreas como infraestrutura, energia e produção de fertilizantes. Ressaltou o interesse em estabelecer cooperação para aumentar a produtividade do setor agropecuário nigeriano, destacando a Embrapa como referência em pesquisa e inovação agrícola.

Ao longo da reunião, foram discutidos também projetos de cooperação em transição energética, ciência, tecnologia e inovação, e observação espacial.

COP 30 - O presidente Lula reforçou o convite para que o presidente Bola Tinubu participe da COP 30, em Belém, e comprometeu-se a realizar fórum com empresários brasileiros e nigerianos durante a visita de Estado do líder africano a Brasília, prevista para agosto deste ano.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República