Geral

Circuito Junino 2025 da Semed envolveu estudantes, comunidade e instituições parceiras

05/07/2025
Circuito Junino 2025 da Semed envolveu estudantes, comunidade e instituições parceiras
Fotos: Ações chegaram a 151 unidades escolares, incluindo escolas de Ensino Fundamental, CMEIs e unidades que atendem à modalidade EJAI. Ascom Semed

Maria Clara Tenório (estagiária)

Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) realizou com êxito o Circuito Junino 2025, iniciativa que levou cultura, arte e tradição nordestina para as unidades escolares da rede pública. Milhares de crianças participaram das atividades, sendo mais de 300 delas diretamente, vivenciando manifestações típicas dos festejos juninos.

O circuito também contou com a participação de instituições conveniadas, como a Pestalozzi e a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), ampliando o alcance da ação e promovendo a inclusão de diferentes públicos.

Em novo formato, o tradicional Festival Junino da rede se transformou em Circuito Junino, estratégia pensada para democratizar o acesso às celebrações e permitir que cada unidade escolar organizasse sua festa de forma autônoma, criativa e integrada à sua realidade local.

Tércio Smith, coordenador técnico de Arte e Cultura da Semed, explicou que a iniciativa teve como objetivo promover o envolvimento da comunidade escolar em celebrações típicas, com danças, músicas e expressões artísticas.

“Tem sido um trabalho muito gratificante acompanhar o fortalecimento das tradições populares dentro da rede municipal de ensino. A Semed, por meio da Coordenação Técnica de Arte e Cultura, tem incentivado as escolas a vivenciarem a cultura como parte do processo formativo e da construção da identidade dos nossos estudantes e, neste novo formato, os festejos ganharam uma nova dimensão”, detalhou Tércio.

A programação, concentrada entre os dias 12 e 18 de junho, teve início com apresentações de estudantes da Escola Maria José Carrascosa e da Associação Pestalozzi, no Parque do Centenário, e seguiram com a participação da Escola Lenilto Alves, em parceria com a AAPPE, além do CMEI Padre Silvestre Vredegoor.

Programação teve início com apresentações de estudantes da Escola Maria José Carrascosa e da Associação Pestalozzi, no Parque do Centenário. Foto: Ascom Semed


Programação teve início com apresentações de estudantes da Escola Maria José Carrascosa e da Associação Pestalozzi, no Parque do Centenário. Foto: Ascom Semed

A Escola Sérgio Luiz Pessoa Braga teve destaque com apresentações nos turnos da manhã, tarde e noite, no dia 17. Já no dia 18, o circuito passou pelas escolas Manoel Pedro, Nise da Silveira e Zumbi dos Palmares, bem como pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) João Feitosa e Graciliano Ramos, este último realizando sua festividade no salão da igreja ao lado da unidade.

Ao todo, as ações chegaram a 151 unidades escolares, incluindo escolas de Ensino Fundamental, CMEIs e unidades que atendem à modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

“O que vimos nas escolas foi surpreendente, um movimento cultural forte, vivo e pulsante. As equipes pedagógicas e os estudantes exploraram diversas manifestações da cultura junina, como o coco de roda, a dança da fita, a dança da saia e a tradicional quadrilha, sempre com muita originalidade, beleza e compromisso com a nossa cultura. A participação da comunidade foi expressiva, ultrapassando os muros da escola e envolvendo famílias e instituições parceiras”, completou o coordenador.

Ascom Semed