Geral

IMA reúne gestores de Unidades de Conservação Estaduais em Arapiraca

04/07/2025
IMA reúne gestores de Unidades de Conservação Estaduais em Arapiraca
Fotos: Evento contou com a presença de secretários municipais de Meio Ambiente que atuam em diversos municípios alagoanos. Ascom IMA

Mary Landim

O VI Encontro de Gestores de Unidades de Conservação Estaduais foi realizado nesta sexta-feira (4), em Arapiraca. O evento, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), teve como objetivo fortalecer a atuação nas Unidades de Conservação, promover a integração entre os conselhos gestores e alinhar estratégias conjuntas para a preservação ambiental em nosso estado.

O gerente das Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, destacou o quanto Alagoas é referência no cenário nacional. O estado conta com 102 Unidades de Conservação, sendo um dos estados com maior proporção de áreas protegidas em relação à sua extensão territorial.

“Um destaque importante vai para as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), atualmente são 81 no estado. Segundo a Confederação Nacional de RPPNs, Alagoas ocupa o 12º lugar em área protegida e o 8º em número de reservas. Ao todo, 11,73% da área do estado é composta por Unidades de Conservação”, frisou Nazário.

O evento contou com a presença de secretários municipais de Meio Ambiente que atuam em diversos municípios alagoanos. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca, Thomáz Wanderley, destacou a importância da parceria dos municípios em eventos desse tipo.

“Momentos como este permitem a troca de experiências. Ficamos felizes por termos sido parceiros de um encontro que reúne pessoas que atuam na defesa do meio ambiente”, disse.

Durante a programação, os participantes puderam compartilhar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos nas áreas protegidas. Um dos destaques foi o artesanato, como a iniciativa de Fátima Santos, da APA da Jurema, primeira Unidade de Conservação do município de Arapiraca.

“As bonecas Kalungas de nós surgiram da minha memória afetiva, com os trabalhos desenvolvidos pela minha avó, somados à história das bonecas Abayomis. Agora, através da arte, mostro que a tradição pode ser mantida como algo novo, ressignificado, mas sem perder a essência”, contou Fátima.



A programação do evento também destacou o protagonismo feminino. O governo Paulo Dantas possui 61% do secretariado formado por mulheres: das 28 secretarias, 17 são lideradas por elas. No IMA, as mulheres também ocupam posições estratégicas. Para valorizar essa presença, uma mesa-redonda abordou o tema “O papel da mulher como gestora de Unidades de Conservação”.

O IMA, enquanto órgão gestor das Unidades de Conservação Estaduais, reafirma neste encontro o compromisso com uma gestão técnica, participativa e transparente, em parceria com os conselhos gestores e instituições públicas e privadas.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), da Prefeitura de Arapiraca e do Sesc.



Ascom IMA