Geral

Núcleo da Ufal leva inovação brasileira sobre livro digital ao Reino Unido e à Irlanda

03/07/2025
Núcleo da Ufal leva inovação brasileira sobre livro digital ao Reino Unido e à Irlanda
Fotos: Em Londres, Alan Pedro e Alessandra Debone foram recebidos, na Embaixada do Brasil no Reino Unido, por Joaquim Araújo Neto, diplomata responsável pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) representou o Brasil em uma das mais relevantes agendas internacionais sobre educação digital com foco em equidade. Com participação em eventos estratégicos e articulações institucionais no Reino Unido e na Irlanda, o Nees consolida seu papel como centro de pesquisa e inovação e uma das referências nacionais no debate mundial sobre livros digitais, inteligência artificial e inclusão.

“Estivemos lado a lado com instituições que moldam o futuro da educação no Brasil e no mundo. Levar a perspectiva do Nordeste brasileiro para espaços como a Universidade de Oxford, alguns fóruns europeus e a Embaixada Brasileira no Reino Unido é parte de um movimento de internacionalização da luta pela equidade educacional”, destacou um dos fundadores do Nees, Alan Pedro, que é professor do Instituto de Computação da Ufal e está como pesquisador visitante da Universidade de Oxford, desenvolvendo uma importante pesquisa sobre diversidade e inclusão nos livros didáticos distribuídos pelo governo brasileiro.

Do Nees, além de Alan, participaram das agendas internacionais, entre 14 e 20 de junho, outros seis pesquisadores: a diretora de Políticas Públicas e Inovação, Alessandra Debone; os professores Dalgoberto Miquilino, Rafael Amorim, Thyago Tenório Oliveira e Breno Duarte e o pesquisador José Ferreira.

Fórum sobre inovação em publicações digitais

Em Dublin, na Irlanda, os pesquisadores do Nees estiveram no Digital Publishing Summit 2025, um dos principais fóruns internacionais sobre inovação em publicações digitais, organizado pela EDRLAB, líder no desenvolvimento de tecnologias em código aberto referente às publicações digitais. Com a diretoria da EDRLAB, o time do núcleo teve a oportunidade de discutir sobre a experiência brasileira do livro digital, projeto realizado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Nees colabora, junto ao Ministério da Educação (MEC), em diversas etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e lidera a transformação digital do livro didático. O PNLD beneficia, anualmente, cerca de 40 milhões de alunos brasileiros de 200 mil escolas públicas.

Ampliar relações internacionais

Um dos encontros mais estratégicos para o Nees aconteceu em Oxford, na Inglaterra, na Blavatnik School of Government (Escola de Governo Blavatnik), da Universidade de Oxford. Reuniu representantes da Fundação Lemann, do Movimento Todos Pela Educação e do FNDE. Foram debatidas estratégias de governança para o PNLD, livro digital e o uso responsável da IA em políticas públicas educacionais, entre outros temas.

“Esses encontros com outros pesquisadores alavancam ainda mais as pesquisas de vanguarda que o Nees vem desenvolvendo. E vislumbram novos horizontes de relações internacionais com novas instituições, que podem colaborar cada vez mais com ações em torno do livro digital como política pública brasileira”, destacou o professor Dalgoberto Miquilino, gerente de Portfólio no Nees.

O pesquisador do Núcleo, Breno Duarte, ressaltou que “foram discussões extremamente ricas e que vão contribuir na busca pela excelência para lançar o melhor livro digital, rumo ao livro inteligente, que além de acessível, pode se tornar adaptativo e personalizado, atendendo a demandas da política pública brasileira”.

Do governo federal participaram, pelo do FNDE, a coordenadora-geral dos Programas do Livro, Patrícia Costa Dias, e a coordenadora de Apoio às Redes de Ensino, Eliane de Carvalho Silva.

A participação no Brazil Forum UK 2025, em Oxford, também integrou a agenda da equipe do Nees. O evento, considerado o maior espaço de discussão sobre o Brasil na Europa, reuniu lideranças acadêmicas, políticas e da sociedade civil. O Núcleo apresentou dados preliminares sobre o impacto dos livros didáticos na formação cidadã, reforçando a importância de políticas de educação baseadas em justiça social, ciência aberta e diversidade cultural.

Futuro

Em Londres, Alan Pedro e Alessandra Debone foram recebidos, oficialmente, pela Embaixada do Brasil no Reino Unido. Eles se reuniram com Joaquim Araújo Neto, diplomata responsável pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O encontro teve como foco a diplomacia científica e as oportunidades de cooperação internacional para o fortalecimento de políticas educacionais orientadas por dados e inovação.

“O Nees entende a importância de se criar um ecossistema inovador e promissor para melhorar políticas públicas educacionais com uso de tecnologias emergentes. É por isso que buscamos expandir parcerias com outros centros de pesquisa para articular o que tem de mais atual no mundo para trazer para o Brasil, assim como levar nossas inovações para outros países”, enfatizou Debone.

Ainda conforme a diretora de Políticas Públicas e Inovação do Nees, “o papel da Embaixada Brasileira no Reino Unido é fundamental nessa construção de parcerias entre as universidades públicas brasileiras, os centros de pesquisa e inovação do Reino Unido e outras iniciativas de terceiro setor para que possam não só agregar valor como também financiar iniciativas no Brasil”.

Saiba mais em: ufal.br

Ascom Ufal