Geral

Coruripe promove sua 1ª Conferência Municipal das Cidades e convida população a construir o futuro urbano da cidade

03/07/2025
Coruripe promove sua 1ª Conferência Municipal das Cidades e convida população a construir o futuro urbano da cidade
Fotos: Evento acontece no dia 9 de julho, na Câmara de Vereadores, e integra a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Anne Rose

Coruripe se prepara para um momento histórico de diálogo e construção coletiva, a realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades, marcada para o próximo dia 9 de julho, das 8h às 15h, na Câmara de Vereadores. O evento integra a 6ª edição da Conferência Nacional das Cidades e é um chamado à participação ativa da população na formulação de políticas públicas urbanas.

Com o tema “Elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: por cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e justas”, a conferência municipal busca reunir moradores, lideranças comunitárias, representantes do poder público e diversos setores da sociedade civil para discutir os principais desafios enfrentados pelo município e pensar soluções conjuntas.

“Esse é um momento fundamental para que a população de Coruripe possa exercer seu papel de protagonista na construção de uma cidade melhor. Queremos ouvir todas as vozes, pois são elas que vivenciam diariamente os problemas e sabem o que precisa ser transformado”, afirmou o secretário de Governo, Rodrigo Farias, um dos organizadores da conferência.

Participação social

A Conferência das Cidades não é apenas um evento. É um espaço institucional de escuta e deliberação que fortalece os princípios da democracia participativa. É por meio desses encontros que surgem propostas concretas sobre mobilidade urbana, habitação, saneamento básico, sustentabilidade ambiental, infraestrutura e planejamento territorial.

A etapa municipal é a primeira fase de um processo que segue para as esferas estadual e federal, culminando na 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para ocorrer ainda em 2025. As propostas aprovadas em Coruripe poderão, portanto, ganhar visibilidade e repercussão em todo o país.

A organização reforça que todos os cidadãos e cidadãs são convidados a participar, independentemente de filiação partidária, formação técnica ou experiência anterior com políticas públicas. O importante é trazer ideias, críticas, sugestões e, acima de tudo, a disposição de contribuir para a construção de um futuro mais justo e equilibrado para Coruripe.

Serviço:


1ª Conferência Municipal da Cidade de Coruripe

Data: 09 de julho de 2025

Horário: Das 08h às 15h

Local: Câmara de Vereadores de Coruripe

Tema: Elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: por cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e justas

Secom Coruripe