Geral
Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta (3)

Josenildo Törres
O município de Coruripe, no Litoral Sul do Estado, recebe a equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta quinta-feira (3). O objetivo é promover uma coleta externa de sangue, que ocorrerá das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley.
Para doar sangue é necessário ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a doação de sangue é proibida. Já as pessoas que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, ficam proibidas de praticar o gesto voluntário.
É obrigatório dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue. Os doadores habituais, caso desejem doar sangue novamente, devem aguardar um intervalo mínimo de três meses, caso sejam mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Ascom Hemoal