Geral
Estado articula parceria entre Uneal e Universidade de Lisboa com foco em intercâmbio

Julyan Bomfim
Em mais um passo rumo à internacionalização do ensino superior alagoano, a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) realizou uma reunião estratégica com o objetivo de estreitar os laços com a Universidade de Lisboa, visando integrar a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) ao intercâmbio acadêmico.
O encontro contou com a presença do reitor Odilon Máximo; do secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar; da secretária da Fazenda de Alagoas, Renata Santos; e do professor da Universidade de Lisboa, João Catarino.
A pauta principal foi o alinhamento de ideias para dar continuidade ao termo de intenções assinado em março entre as instituições. O secretário Júlio Cezar destacou o potencial da parceria.
“Esse contato com Lisboa vai garantir uma parceria muito forte, tendo em vista que a Universidade de Lisboa é uma instituição muito tradicional”, afirmou. A aproximação visa facilitar o intercâmbio educacional e promover trocas de conhecimento que fortaleçam a formação acadêmica e a pesquisa científica em ambas as instituições.
O reitor da Uneal reforçou que a parceria representa um marco para a educação superior pública em Alagoas.
“Essa conexão facilita muito o intercâmbio educacional, por termos uma facilidade com a língua, e, sem dúvidas, será um grande avanço para o nosso estado e para a Uneal”, disse. A iniciativa visa criar novas oportunidades para estudantes e professores alagoanos em um ambiente acadêmico internacional de excelência.
A articulação com a Universidade de Lisboa insere a Uneal em um cenário mais amplo de cooperação internacional, promovendo não apenas o desenvolvimento institucional, mas também o fortalecimento da educação pública no estado, que é uma prioridade constantemente destacada pelo governador Paulo Dantas.
A expectativa é que, com o alinhamento das ações e a consolidação da parceria, novos projetos de pesquisa, mobilidade acadêmica e inovação sejam viabilizados nos próximos anos.
Ascom Serfi