Geral
Hemoal inicia mês de julho realizando coleta externa de sangue em Colônia Leopoldina

Josenildo Törres
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia o mês de julho com coleta externa de sangue em Colônia Leopoldina, distante 115 quilômetros de Maceió. A ação ocorre nesta terça-feira (1º), das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), situada na Praça Dom Pedro II, no bairro Centro.
Os interessados devem ter boa saúde, além de idade entre 16 a 69 anos. É necessário também pesar 50 quilos ou mais e comparecer ao local da coleta portando um documento de identificação oficial e original com foto.
Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável legal, portando também os respectivos documentos comprobatórios. Neste caso, os documentos devem ser originais e oficiais com foto, a exemplo da Carteira de Identidade ou da Carteira de Habilitação.
A doação de sangue é vetada permanentemente para os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. É proibido ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, bem como, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses. É recomendado, ainda, evitar o consumo de alimentos gordurosos e, para repetir a doação de sangue, os homens devem aguardar no mínimo dois meses e as mulheres três meses.
Ascom Hemoal