Geral
Cria realiza escuta de crianças e mães em situação de rua

William Makaisy
A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), mais uma escuta qualificada como parte do processo de construção do Plano Estadual da Primeira Infância de Alagoas (Pepi). Desta vez, a ação aconteceu na Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro do Jaraguá, em Maceió, e foi voltada para crianças e mães em situação de rua que estão acolhidas no local.
A atividade teve como base metodologias aprendidas no Curso de Escuta de Crianças, promovido pela Fundação Van Leer, com o objetivo de criar um espaço leve, acolhedor e sensível à escuta infantil. Quem conduziu a atividade foi a professora Elisângela Mercado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que encantou os pequenos com uma contação de história criativa: ao longo da narrativa, ela utilizava uma folha de papel, dobrando-a conforme a história ia acontecendo.
A história falava sobre uma criança que saiu de casa para fazer uma longa viagem e, ao retornar, trazia apenas duas peças de roupa. O simbolismo da narrativa prendeu a atenção das crianças, que acompanharam cada dobra com olhos curiosos.
Após o momento coletivo, cada criança foi convidada a desenhar algo que gostasse muito. Esses desenhos serviram como ponto de partida para conversas individuais, em que cada uma pôde compartilhar sentimentos, desejos e memórias, respeitando seu tempo e sua forma de expressão.
Com as mães, a escuta foi direcionada para o cuidado e o futuro. Foi proposto que elas refletissem sobre seus desejos para a vida dos filhos: quais são seus sonhos, o que esperam para o futuro das crianças, e como imaginam um ambiente melhor para o desenvolvimento delas.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, ressaltou a importância de incluir todas as infâncias no processo de construção das políticas públicas.
“Criar um plano estadual para a primeira infância que realmente faça sentido para todas as crianças exige escutar também aquelas que, muitas vezes, são silenciadas pela exclusão e pela vulnerabilidade. Essas escutas são fundamentais para garantir que nenhuma infância fique de fora”, afirmou.
A ação reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com os direitos das crianças em diferentes contextos, especialmente aquelas que enfrentam a instabilidade do acolhimento institucional.
As contribuições da atividade serão sistematizadas e incorporadas ao Pepi, que orientará políticas públicas intersetoriais voltadas ao cuidado, proteção e desenvolvimento integral na primeira infância.
Ascom Cria