Geral
Riscos e perigos: saiba como garantir a segurança com a energia elétrica na construção civil

Preocupada com a segurança da população e, especialmente, com os profissionais que atuam diretamente em obras, como pedreiros, pintores, auxiliares, operadores de veículos pesados e até eletricistas patrimoniais, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo a energia elétrica. A proximidade de estruturas com os cabos da rede elétrica representa um risco que pode causar choques graves e acidentes fatais. Por isso, a Distribuidora reforça a importância do planejamento seguro durante as intervenções, com atenção à localização da rede elétrica e ao uso adequado de equipamentos de proteção.
O executivo de segurança da Equatorial, João Porfírio, explica que durante o planejamento da obra, é essencial identificar a presença da rede elétrica e, em caso de proximidade, entrar em contato com a Distribuidora para receber orientações técnicas. Essa simples atitude preventiva pode salvar vidas, além de evitar danos à rede elétrica e a interrupção no fornecimento de energia.
Distância mínima salva vidas
De acordo com as normas de segurança, é proibido erguer estruturas como paredes, sacadas ou janelas a menos de 3 metros da rede elétrica. Essa distância é necessária para evitar acidentes por contato direto ou por indução elétrica, quando a energia é transmitida mesmo sem encostar nos fios. Além disso, é fundamental lembrar que nunca se deve tente afastar cabos ou fios por conta própria. Apenas profissionais capacitados da Equatorial estão autorizados a realizar qualquer intervenção na rede elétrica com segurança.
“A energia elétrica é invisível, não tem cheiro nem cor, o que a torna ainda mais perigosa. Por isso, toda atenção é fundamental durante uma obra. Um simples descuido pode custar uma vida”, destaca Porfírio.
Cuidado redobrado em áreas elevadas
As obras que são realizadas em telhados e construções de edificações com dois ou mais andares, merecem uma atenção especial, pois ficam mais suscetíveis a acidentes com a rede de média tensão. “Durante a construção dos chamados ‘puxadinhos’ pedreiros e pintores podem tocar, inadvertidamente, na rede elétrica e receber a descarga elétrica, podendo ser falta. Por isso, a nossa preocupação em alertar esses profissionais”, disse o engenheiro eletricista.
Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, as pessoas devem se certificar que estas não irão tocar os fios e cabos energizados. Os andaimes devem ser montados longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. É válido usar anteparo, divisórias, telas, redes, com orientação de um profissional habilitado, pois esses recursos isolam as áreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede.
Atenção para manobras com veículos pesados
Outro risco considerável em obras são as manobras de veículos pesados, como caçambas, guindautos, tratores e outros equipamentos grandes. Esses veículos, que muitas vezes utilizados para movimentar materiais e equipamentos pesados, podem entrar em contato com os cabos da rede elétrica de forma acidental. O levantamento de cargas com guindautos ou caçambas, por exemplo, deve ser feito com extrema cautela para evitar que a carga se aproxime ou atinja os cabos elétricos.
Em áreas onde há movimentação constante de veículos, é essencial que a sinalização seja clara e que todos os motoristas e operadores de máquinas recebam treinamento adequado para evitar acidentes fatais. Porfírio recomenda que, sempre que possível, as manobras sejam realizadas longe das áreas de risco elétrico, garantindo a segurança de todos os envolvidos.
A importância do uso correto de EPIs
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável para todos os trabalhadores envolvidos em obras. Capacetes, luvas isolantes, botas de borracha, cintos de segurança e óculos de proteção são itens obrigatórios, especialmente em atividades em altura ou próximas à rede elétrica.
“Infelizmente, muitos profissionais ainda executam tarefas sem a proteção adequada. Os EPIs são fundamentais para preservar a integridade física dos trabalhadores. Toda obra, independentemente do porte, exige atenção máxima às normas de segurança”, reforça o especialista.
Ascom Equatorial Alagoas