Geral

Conasa Águas do Sertão inaugura viveiro de mudas nativas em Santana do Ipanema em comemorações do Mês do Meio Ambiente

12/06/2025
Conasa Águas do Sertão inaugura viveiro de mudas nativas em Santana do Ipanema em comemorações do Mês do Meio Ambiente
Fotos: Projeto Sementes do Futuro tem capacidade para produzir 15 mil mudas por ano e utilizar sistema inovador de fertirrigação com efluente tratado

A Conasa Águas do Sertão realizou, nesta quarta-feira (06/11), a inauguração do viveiro de mudas nativas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sementeira, em Santana do Ipanema, marcando as comemorações das Mês do Meio Ambiente. O projeto Sementes do Futuro é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre a Conasa Águas do Sertão, a Agência Peixe Vivo e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF).

Inovação e Sustentabilidade

Com capacidade para produzir 15 mil mudas por ano, o viveiro se destaca pela utilização de um sistema inovador de fertirrigação com efluente tratado da própria ETE, exemplificando na prática o conceito de economia circular. Esta abordagem sustentável transforma o que seria descarte em recurso produtivo, demonstrando como é possível aliar saneamento e preservação ambiental.

As mudas produzidas no viveiro serão destinadas às ações socioambientais de produção e doadas às instituições parceiras e prefeituras de toda a região, como Pão de Açúcar, São José da Tapera e Delmiro Gouveia, contribuindo diretamente para o reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e recomposição de matas ciliares na região do sertão alagoano.


Impacto Social

O projeto também possui um importante componente de responsabilidade social, contando com o apoio de reeducandos do sistema penitenciário de Alagoas, por meio de parceria firmada com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS). Esta oferece iniciativas de capacitação profissional e reinserção social, demonstrando como projetos ambientais podem gerar benefícios múltiplos para a sociedade.

Além disso, o Sementes do Futuro envolverá instituições de ensino para a realização de pesquisas acadêmicas e científicas, fortalecendo a conexão entre conhecimento técnico e aplicação prática na área ambiental.



Compromisso com o Meio Ambiente

A conferência do viveiro reforça o compromisso da Conasa Águas do Sertão com a sustentabilidade e a preservação ambiental, especialmente durante as Mês do Meio Ambiente, período dedicado à conscientização sobre a importância da proteção dos recursos naturais.



"Este projeto representa muito mais do que a produção de mudas. É um exemplo concreto de como podemos integrar saneamento, preservação ambiental e responsabilidade social em uma única iniciativa", destacou Ermi Ferrari, gerente de Meio Ambiente da exportação.



Fonte: Aline Angeli | Amais Imprensa