Geral

AMA inova com lançamento da nova marca e da Feira dos Municípios

09/06/2025
AMA inova com lançamento da nova marca e da Feira dos Municípios

Após um hiato desde 2019, a Feira dos Municípios Alagoanos retorna em 2026, reafirmando seu papel como vitrine das potencialidades culturais, turísticas e econômicas dos municípios do estado. O lançamento oficial foi feito durante a reunião da AMA, desta segunda-feira, dia 09, que também apresentou a nova identidade visual, após 40 anos.

Organizada pela Entidade, a feira é reconhecida por reunir milhares de alagoanos e turistas, promovendo a cultura local por meio de apresentações artísticas, exposições de artesanato e culinária típica. A última edição, realizada em 2019 no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, contou com mais de 90 estandes, destacando a diversidade e riqueza cultural dos municípios participantes.

Para o presidente Marcelo Beltrão a feira é uma grande vitrine dos municípios, além de gerar inúmeras oportunidades de negócios. ” Os 102 município serão os verdadeiros protagonistas da história, cultura, arte , em um espaço preparado especialmente para eles”

A edição de 2026 também terá o Congresso dos Municípios Alagoanos, espaço dedicado à capacitação de servidores municipais. O congresso, que teve edições em 2019, 2023 e 2024, abordou temas como gestão pública, finanças e inovação, reunindo especialistas e autoridades para discutir soluções práticas para os desafios enfrentados pelas administrações municipais.

Grandes nomes nacionais estão sendo esperados para o evento que pretende reunir de 21 a 24 de janeiro milhares de pessoas no Centro de Convenções de Maceió.

Nesta terça-feira, dia 10, a comissão organizadora da Feira dos Municípios Alagoanos realizará uma apresentação exclusiva voltada para possíveis patrocinadores e parceiros institucionais. O encontro terá como objetivo demonstrar as potencialidades do evento, além de apresentar as oportunidades de visibilidade e relacionamento que a feira oferece aos apoiadores.

O presidente do Fórum de Cultura, Igor fez questão de dizer que além de ser um grande investimento, a feira promove a economia criativa, oferecendo grandes oportunidades aos participantes.

Identidade visual

Nova logomarca da AMA

A marca da AMA traduz a missão de integrar e fortalecer os 102 municípios do estado, promovendo o desenvolvimento regional sustentável, a defesa dos interesses municipalistas e o aprimoramento da gestão pública em Alagoas.

O desenho fluido da tipografia simboliza os caminhos de diálogo e cooperação que percorrem todas as regiões do estado — do sertão ao litoral, da zona da mata ao agreste —, reafirmando o compromisso da AMA com uma representação ampla e democrática, na qual cada município tem voz ativa.

A transição cromática em degradê, do vermelho ao azul, reflete a pluralidade e a diversidade dos territórios, culturas e desafios locais, evidenciando o papel da Associação como um espaço de convergência, articulação e construção coletiva de soluções.

O contorno do mapa de Alagoas que envolve a marca não representa um limite, mas um símbolo de integração. Expressa o compromisso permanente da AMA com os cidadãos e gestores municipais, colocando os interesses dos municípios no centro da formulação e defesa das políticas públicas estaduais.

Mais do que uma entidade representativa, a AMA é um elo institucional que fortalece o pacto federativo em Alagoas, contribuindo para um estado mais coeso, desenvolvido e justo — onde o crescimento de cada município se traduz no progresso de todo o território alagoano.

Ascom AMA