Geral
Viagem solo como autocuidado: 79% dos brasileiros buscam destinos para equilíbrio mental em 2025, revela Booking.com

Viajar sozinho é uma prática que conquistou adeptos no Brasil. Uma pesquisa global* encomendada pela Booking.com, empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, identificou comportamentos que devem moldar o setor de turismo no próximo ano. O estudo mostra que 15% dos viajantes do país pretendem embarcar em viagens solo de lazer pelo menos uma vez em 2025, com destaque para a Geração Z – de 18 a 28 anos – (17%) e para o público masculino (18%). Além disso, a principal motivação para os viajantes fazerem esse tipo de viagem é buscar um tempo para relaxar mentalmente (79%).
Os dados revelam um equilíbrio entre o desejo por introspecção com a abertura a novas conexões. A principal razão citada por quem viajou sozinho em 2024 (16%) foi o desejo de ter um tempo para si, para refletir e ficar só (38%), principalmente entre a Geração Z com 51%. Em seguida, aparecem a experiência de viajar só, mas conhecer pessoas no destino (35%), com mais força entre os Millenials – entre 29 e 44 – (40%) e a liberdade de montar o próprio roteiro (32%).
Apesar de viajarem sem companhia, os brasileiros não estão em busca de isolamento. Mesmo viajando sozinhos, 55% dos brasileiros que fizeram uma viagem solo têm interesse em conhecer pessoas novas durante o trajeto. Já entre os 43% de viajantes solo que estão interessados em conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus, 57% consideram atividades como visitar cafés e bares locais (57%), falar com moradores na língua local (56%) e participar de passeios guiados (54%) como formas de socialização.
“A pesquisa mostra que viajar sozinho é, cada vez mais, uma forma de autocuidado e de reconexão com o que realmente importa. Seja para descansar, se desafiar ou conhecer novas culturas, os brasileiros estão buscando experiências personalizadas e com propósito. Na Booking.com, seguimos investindo em soluções que simplificam essa jornada, integrando hospedagem, transporte, atrações e muito mais em um só lugar”, afirma Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.
Motivações e critérios
Além de buscar um tempo para relaxar mentalmente, 78% dos viajantes solo querem relaxar fisicamente ou conhecer novos lugares e 74% desejam estar em meio à natureza. Conhecer novas culturas (69%) e experimentar a culinária local (69%) também estão entre os principais atrativos.
Na hora de escolher o destino, os critérios mais importantes para quem viaja sozinho são o bom custo-benefício (76%), a segurança (75%), paisagens naturais (70%) e gastronomia local (66%). Outros fatores como inclusão e diversidade também aparecem, com 28% destacando a importância de destinos LGBTQ+ friendly.
Entre os viajantes brasileiros que já planejam uma viagem solo para 2025, os principais objetivos são relaxar (62%), explorar destinos domésticos (45%) ou internacionais (40%), visitar a natureza (41%) ou familiares e amigos (36%). Participar de eventos também se mostra relevante, sendo mencionado por 31% dos entrevistados.
A pesquisa reforça que o perfil do viajante solo está em transformação: o que antes poderia ser visto como uma exceção, hoje se apresenta como uma escolha intencional, motivada pelo bem-estar, autonomia e pela busca por experiências autênticas e significativas.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
Fonte: Assessoria