Geral
HUPAA recebe extensionistas para atuar no parque infantil do hospital

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a contar com uma equipe de 34 estudantes extensionistas para atuar no parque infantil da unidade. O espaço é voltado para Hospitais de Crianças em atendimento em ambulatórios de pediatria.
Os voluntários, de cursos como pedagogia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, serviço social, biblioteconomia e nutrição, resultaram das atividades no último dia 12. Eles atuarão de segunda a sexta-feira com ações como contação de histórias, mediação de brincadeiras e prevenção de acidentes, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e lúdico para o público infantil.
A faz parte da expansão do projeto de extensão TECA (Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Brincar Livre no Contexto Hospitalar e Multidisciplinaridade), desenvolvido para promover ações lúdicas e fortalecer a Política de Humanização no hospital. A seleção dos extensionistas foi realizada por meio de formulário online, entrevistas e capacitação. Além das atividades no parque, os participantes terão reuniões mensais e treinamentos contínuos.
Para a psicóloga hospitalar Vanessa Ferry, a presença de estudantes beneficia tanto os pacientes quanto os futuros profissionais. “O hospital ganha ao manter o parquinho supervisionado, e os estudantes desenvolvem habilidades multiprofissionais e humanizadas, essenciais para o cuidado de crianças, inclusive com necessidades especiais”, afirmou.
Andrezza Nascimento, chefe do ambulatório onde está localizado o parquinho, destacou a importância do parquinho e da atuação dos extensionistas no contexto hospitalar. "Em um ambiente tão estigmatizado, oferecer um espaço de brincadeira é proporcionar afeto, acolhimento e inclusão. Isso também é terapia e tratamento para as crianças", ressaltou.
O espaço também contará com ações pontuais do grupo voluntário “Anjos do HUPAA”, que realizará contações de histórias no local.
Sobre o Teca
Os extensionistas do parquinho infantil fazem parte de uma ampliação do projeto de extensão Teca (TECA - Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Brincar Livre no Contexto Hospitalar e Multidisciplinaridade), desenvolvido para promover a continuidade da execução do projeto Ludoterapia como Intervenção Multidisciplinar na Abordagem a Crianças, Adolescentes e Famílias Atendidas pela Unidade de Atenção à Criança e Adolescente (Uasca). A extensão atua na brinquedoteca da clínica pediátrica do HUPAA.
Sobre Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Ascom HUPAA