Geral
Mês das Mães: Biolab Cast discute como o histórico familiar influência na saúde do coração

Muitas doençaseditárias passam despercebidas até que os sintomas se manifestam, às vezes de forma súbita e grave. Foi esse o tema do episódio especial do Biolab Cast, podcast da Biolab Farmacêutica em homenagem às Mês das Mães. O bate-papo foi mediado pela jornalista e apresentadora Daiana Garbin, e contou com a participação da Dra. Glaucia Morais de Oliveira, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da influenciadora digital e da fisioterapeuta Paula Chiarato.
Um dos principais focos de conversa foram as doenças cardiovasculares, que seguem sendo uma das maiores causas de morte no Brasil e que, muitas vezes, evoluem silenciosamente. Esse cenário é ainda mais preocupante entre as mulheres, que apresentam maior risco de mortalidade em casos de infarto do que os homens.
Dra. Glaucia reforça a importância de conhecer e compartilhar o histórico familiar com o médico, como uma forma eficaz de prevenção. "Saber o que os parentes virão enfrentar e em que idade pode fazer toda a diferença. Um histórico bem conhecido pode ser uma ferramenta poderosa para detectar riscos precocemente", afirma.
Durante o episódio, Paula Chiarato trouxe um relato pessoal: seu marido, mesmo com uma vida ativa e alimentação equilibrada, sofreu um infarto aos 38 anos. "Sabíamos que ele tinha colesterol alto, uma ligação comprometida e histórica familiar. Mas nunca achamos que ia acontecer conosco", relata.
Outro tema abordado foi a gestação como momento-chave para avaliar a saúde cardiovascular da mulher. Uma Dra. Glaucia explica que condições como diabetes gestacional ou alterações na glicemia aumentam significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez. “A gestação é uma janela de oportunidade para entender o corpo e agir preventivamente”, explica. Ela também citou o tabagismo, obesidade, depressão e ansiedade como fatores que merecem atenção especial.
Mesmo com hábitos saudáveis, os médicos reforçam que eles não substituem os exames preventivos. “Conhecer seu histórico familiar é essencial para cuidar da saúde do coração, não só das mães, mas de toda a família”, conclui.
Para assistir o episódio na íntegra, acesse: https://youtu.be/soYhyUsEnew?si=Pf18fdR8WPRaTE3y
Sobre a Biolab
Promover um futuro com mais qualidade de vida requer uma busca incansável por tratamentos seguros e inovadores. Por isso, a Biolab, indústria farmacêutica brasileira fundada em 1997 e com presença internacional, investe em pesquisas e parcerias para superar os desafios crescentes da saúde.
Com quase 4.000 colaboradores e a 4ª maior Força de Vendas do país, a empresa se destaca entre as maiores farmacêuticas brasileiras. Em 2025, foi reconhecido no LinkedIn Top Companies como uma das 15 melhores do Brasil para se trabalhar, avaliado em critérios como oportunidades de crescimento, desenvolvimento de competências, diversidade e estabilidade.
A Biolab atua em diversas especialidades, como: dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal são recomendadas com o portfólio de mais de 500 produtos.
Fonte: Texto Comunicação Corporativa