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'Game Girls' | A Cultura Gamer Feminina vai para a Tela Grande

Mega, uma transumana, que vive no metaverso, fica intrigada e inspirada ao ouvir a trajetória das depoentes relatando a real experiência de ser mulher e fazer parte do universo gamer, reiniciando os conceitos e compartilhando XP. Este é o mote de "Game Girls", longa-metragem de estreia de Saskia Sá, que entra em cartaz a partir do dia 22 de maio de 2025 nos cinemas.
O filme tem produção executiva de Luciana Druzina ("Loop", "Contos do Amanhã" e "Exu e o Universo") e é uma coprodução entre a produtora capixaba Horizonte Líquido e a gaúcha Druzina Content. A capital Vitória (ES) é uma das praças de exibição já confirmadas.
O filme lança um olhar atencioso para essas identidades femininas e, para isso, reuniu um grande time de personalidades da área para compartilhar suas histórias. Desenvolvedoras, streamers, criadoras, designers, jogadoras de eSports e figuras icônicas da indústria global de games, como Anne Quiangala, Brenda Romero, Cara Ellison, Jane Jensen e Limpho Moeti, compartilham suas experiências reais sobre ser mulher no universo dos games.
"Dentro desse universo narrativo, meu interesse se direcionou para as formas como as mulheres se inserem nesse mundo, tanto as jogadoras quanto as profissionais da indústria", explica a diretora Saskia Sá. "A curiosidade aqui se deu na mesma medida com que me importo com o fato de nós sermos sempre uma minoria geralmente mal remunerada em relação aos homens no campo profissional do audiovisual, assim também, com as formas como as identidades femininas são construídas nas personagens dos filmes e produtos audiovisuais", resume.
Na narrativa documental, um híbrido de animação 3D e ambientes simulados de jogos eletrônicos, a personagem virtual Mega fica intrigada com os depoimentos de inúmeras mulheres da indústria de games. Ao mesmo tempo, ela se sente inspirada por suas trajetórias, desde suas contribuições históricas até a evolução das personagens femininas nos jogos e o machismo persistente no mundo geek. A personagem que serve de guia para o filme tem a voz de Luiza Caspari, conhecida por seu trabalho no game e na série "The Last of Us".
"Acredito que o grande diferencial do mundo gamer feminino é a diversidade de identidades femininas que amam e se interessam por esse universo, tanto nas questões de jogabilidade quanto nas conceituais, de narrativas, envolvendo pesquisa, temas, questões filosóficas, sociais ou políticas", enumera a realizadora. "Apesar de ser um meio em que não se vê as mulheres como público prioritário, as mulheres estão na gênese histórica desse setor econômico, além de serem a maioria dos usuários, principalmente nos mobiles”, complementa.

"Game Girls" tem financiamento do Edital SAV/MINC/FSA - 05/2018 - Documentário Infância e Juventude, Edital realizado pela Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura com recursos do BRDE/FSA.
Estreia: "Game Girls", de Saskia Sá
Documentário | Brasil | 70 min | 10 anos
Estreia comercial: 22 de maio de 2025
Informação: @gamegirlsdoc
Ficha técnica
Direção e roteiro: Saskia Sá
Entrevistadas: Anne Quiangala, Babi Micheletto, Brenda Romero, Cara Ellison, Dani Serranú, EMUHLEET, Flavia Gasi, Gabi Evellyn, Ivelise Fortim, Jane Jensen, Limpho Moeti, Luna Olmewe, Mariana Uchôa, Marta Barreira, Sher Machado e Sher Machado
Produção Executiva: Luciana Druzina
Assistência de Produção Executiva: Amanda Ruano, Daniela Azeredo, Duda Feistauer, Éder Rösner e Giovanna Guedes
Direção de Fotografia e Assis. de Direção: Ursula Dart e Melina Galante
Direção de Arte: Joyce Castello
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Rita Zart
Trilha Sonora Original: Viridiana
Voz da Personagem: Luiza Caspari
Montagem: Joana Bernardes
Identidade Visual: Paula Cruz
Supervisão de som: Kiko Ferraz
Sinopse Curta
Mega, uma transumana, que vive no metaverso, fica intrigada e inspirada ao ouvir a trajetória das depoentes relatando a real experiência de ser mulher e fazer parte do universo gamer, reiniciando os conceitos e compartilhando XP.
Sinopse Longa
Mega, uma transhumana que existe em um multiverso - um híbrido de animação 3D e ambientes simulados de jogos eletrônicos — fica intrigada com os depoimentos de inúmeras mulheres da indústria de games. Ao mesmo tempo, ela se sente inspirada por suas trajetórias, desde suas contribuições históricas até a evolução das personagens femininas nos jogos e o machismo persistente no mundo geek. Desenvolvedoras, streamers, criadoras, designers, jogadoras de eSports e figuras icônicas da indústria global de games - como Jane Jensen, Brenda Romero, Cara Ellison e Limpho Moeti - compartilham suas experiências reais sobre ser mulher no universo dos games, redefinindo conceitos e compartilhando XP.
Sobre Saskia Sá | @saskiasa
Saskia Sá é brasileira e vive em Vitória, no Espírito Santo. É escritora agenciada pela Agência Magh, diretora e roteirista de cinema e artista visual. Suas histórias viajam por universos da ficção científica, fantasia e horror. Seu longa documentário “Game Girls” será lançado em 2025 e em breve filma seu o longa de ficção “Lacuna”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo. O curta “Dias de pouco pão e zero sonho” teve roteiro adaptado por ela do seu conto homônimo publicado na revista Suprassuma, da Editora Suma/Companhia das Letras. Saskia publicou seu primeiro livro de ficção científica "Horizonte Líquido" em 2023, pela Editora Urutau, e tem vários contos publicados em coletâneas e revistas de literatura fantástica. Já roteirizou e dirigiu inúmeros curtas, além de ter roteirizado séries infantis, como a paraense de animação “As lendas da Turma do Jambu”.

Sobre Horizonte Líquido
Com quatorze anos, a produtora Horizonte Líquido é uma empresa com conquistas importantes. Voltada para a produção de séries e filmes de live action e animação, além de oficinas e cursos, é uma companhia que prioriza o protagonismo das identidades femininas e a diversidade.
Sobre a Druzina Content | @druzina_content
A premiada empresa Druzina Content possui mais de 20 anos de experiência no mercado de inovação audiovisual e produção de conteúdo. Atualmente, Druzina tem presença em mais de 60 países, nas mais diversas plataformas, salas de exibições e canais, incluindo Prime Video, Nickelodeon, Youku, Canal Futura, Telecine, Netflix, Tv Brasil, Tv Cultura, ZooMoo Kids, GloboPlay, Box Kids, Canal Brasil, entre muitos outros. A empresa atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão e games.
Com o propósito de criar propriedades intelectuais sem fronteiras e produzir histórias que precisam ser contadas, suas obras já participaram de diversos festivais e mercados, recebendo inúmeros prêmios. A empresa tem como fundadora e CEO Luciana Druzina, que atua no mercado há mais de 20 anos e é membro da International Academy of Television Arts & Sciences, fazendo parte da comissão julgadora do International Emmy® Awards.
Em reconhecimento à atuação da Druzina Content no mercado externo, a empresa audiovisual conquistou o Prêmio Exportação ADVB cinco anos consecutivos (2020-2024), na categoria Economia Criativa (criada em 2023), uma conquista inédita para o setor de economia criativa e para a indústria audiovisual brasileira, e também recebeu a Distinção Ouro por ter vencido o prêmio cinco vezes.
Assessoria