Geral
Equatorial Alagoas divulga balanço de colisões de veículos com postes de rede elétrica e reforça alerta no Maio Amarelo

Pelo sétimo ano consecutivo, a Equatorial Alagoas integra a lista das empresas que apoiam o Movimento Internacional do Maio Amarelo, reforçando seu compromisso com a valorização da vida e a promoção de um trânsito mais seguro. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os impactos dos acidentes, especialmente aqueles que envolvem as estruturas da distribuidora, um problema recorrente que traz sérias consequências tanto para a segurança das pessoas quanto para a continuidade do fornecimento de energia elétrica no estado.
De acordo com a base de dados da concessionária, em 2024 foram registradas 974 ocorrências provocadas por condutores de veículos automotivos que colidiram contra postes da Equatorial. Já em 2025, até a primeira semana deste mês de maio, o número já chega a 387 ocorrências. As estatísticas também revelam os municípios mais afetados em 2024 e aponta Maceió como a cidade com o maior número de casos, registrando 182 ocorrências no ano. Em seguida estão Arapiraca (68), Coruripe (25), Maragogi (24) e Rio Largo (22).
Vale destacar, que cada colisão representa não apenas um risco à segurança, mas também um custo elevado para a Distribuidora, tendo em vista que o prejuízo varia de acordo com as condições da estrutura atingida como por exemplo o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada.
O Executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio, explica que em casos de acidentes com postes danificados, o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica pode ser maior já que, muitas vezes, além de fazer a substituição do poste, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede danificada, recompor os cabos de energia e as empresas de telefonia e TV a cabo também necessitam reimplantar suas redes.
“É fundamental que a população tenha consciência sobre os impactos que um acidente de trânsito pode causar. Quando um poste é derrubado, o prejuízo não é apenas estrutural ou financeiro, ele interrompe o fornecimento de energia para locais essenciais, como hospitais, escolas e farmácias, afetando diretamente a vida de quem mais precisa. Por isso, apoiar o Maio Amarelo é uma forma de reforçarmos nosso compromisso com a vida e com a segurança de todos”, reforça o executivo.
Medidas preventivas
Com o objetivo de reduzir o número de sinistros e preservar vidas, a Equatorial Alagoas tem adotado medidas preventivas, como a instalação de defensas em áreas consideradas de risco. Essas estruturas atuam como barreiras de proteção, absorvendo o impacto e, em muitos casos, impedindo que veículos desgovernados colidam diretamente com os postes.
“Em Maceió, por exemplo, fizemos a instalação de defensas em locais que eram considerados pontos críticos e de grande recorrência, que já trouxeram resultados significativos”, ressalta o Executivo de Manutenção da Distribuidora, Renato Santos.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
Em caso de acidentes com poste, o primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão, a recomendação é não se aproximar e, se cair sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança.
Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 3 metros (sem tirar os pés do chão). A Equatorial Alagoas também orienta que jamais se toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Assessoria de Comunicação da Equatorial Alagoas