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Semuc esclarece dúvidas sobre o Banco da Mulher Empreendedora

28/04/2025
Semuc esclarece dúvidas sobre o Banco da Mulher Empreendedora
Fotos: Programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios | Beto Macário

Fabiana Freitas

A Prefeitura de Maceió lançou, na última sexta-feira (25), o edital para as inscrições para a terceira edição do Banco da Mulher Empreendedora, com o objetivo de apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino.


Idealizado pela primeira-dama Marina Candia e executado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios.

Para esclarecer as principais dúvidas, a Semuc responde às questões sobre o programa, auxiliando as interessadas a entenderem melhor os requisitos e o processo de inscrição.

Confira nas informações abaixo:

O que é o programa Banco da Mulher Empreendedora?

É um programa que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade com cursos e crédito para que conquistem independência financeira e abram seus próprios negócios.

Quem pode participar?

Mulheres maiores de 18 anos, moradoras de Maceió, com perfil de baixa renda, que queiram abrir ou ampliar um negócio e apresentem um plano simplificado.

Como faço minha inscrição?

As inscrições vão até 23/05/2025 e podem ser realizadas de duas formas: on-line, pelo site www.bancodamulher.maceio.al.gov.br, com o envio da documentação e preenchimento do plano de negócios, ou presencialmente, durante as ações do programa Brota na Grota. Os locais de inscrição presencial serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Maceió e no perfil do Instagram da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc): @semuc.maceio.

Qual o valor do auxílio?

O valor é de R$ 1.200,00, concedido após a aprovação em todas as etapas do edital.

Como elaborar o plano de negócios simplificado?

O plano de negócios pode ser elaborado preenchendo o modelo disponível no edital (ANEXO 3A). Esse documento é essencial para a análise da viabilidade do empreendimento.

Quais os documentos necessários?

RG ou documento com foto;Comprovante de residência em Maceió;Cópia do CNPJ (caso tenha);Plano de Negócios Simplificado - modelo disponível no edital (ANEXO 3A);Inscrição no Cadastro Único;Cartão e conta ativa no Caixa Tem.

Como comprovar que sou hipossuficiente para participar do programa Banco da Mulher Empreendedora?

É necessário apresentar um dos seguintes documentos:

Conta de luz com consumo de até 80 kWh mensais;


Conta de água com consumo de até 10 m³ mensais;


Comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal;


Comprovante de renda inferior a meio salário mínimo por pessoa da família.


Como o crédito pode ser usado?

O crédito deve ser usado exclusivamente para comprar máquinas, equipamentos e insumos ligados ao negócio apresentado no plano.

Quais são as condições para receber o apoio financeiro?

É preciso assinar contrato com o município, prestar contas com notas fiscais e relatórios, cumprir metas e melhorar as condições do negócio conforme o plano.

Quais são as etapas para receber o recurso?

É preciso se inscrever, ter o plano aprovado, formalizar o negócio, fazer curso on-line, assinar contrato e, após isso, receber o crédito e participar de monitoria por seis meses.

O edital completo com todos os critérios de participação está disponível aqui.