Geral
Médico do TJAL fala sobre virose e dá dicas de prevenção

Lucas Melo
A virose é uma infecção causada por vírus, em especial aquelas que afetam as vias respiratórias. Segundo o médico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Georges Basile, os cuidados com a higiene, aliada à ingestão de água e à vacinação em dia, são essenciais para sua prevenção de resfriados e gripes.
"É fundamental praticar higiene, lavar as mãos com água e sabão, e evitar contato com pessoas doentes. Além disso, é importante beber bastante líquido, comer alimentos bem cozidos, evitar compartilhar objetos pessoais e claro, não esquecer de se vacinar", disse.
Em regra, os sintomas são: coriza, espirros, tosse, dor de garganta, febre, mal-estar, cansaço e dores musculares. Eles surgem de um a cinco dias após a exposição e costumam durar entre três e sete dias, variando conforme o organismo de cada pessoa e o tipo viral.
O médico Georges Basile ainda ressaltou a importância do uso de máscaras e de evitar aglomerações quando estiver com algum tipo de sintoma.
"O uso de máscaras não pode ser dispensado. A Covid, a crise pior, já passou, porém, ainda mata muito e todos se esqueceram da máscara. O uso dela dentro das instalações do Poder Judiciário é obrigatório para as pessoas com sintomas", destacou.