Geral

Alurb fiscaliza comércios e orienta sobre destinação correta do lixo

27/04/2025
Alurb fiscaliza comércios e orienta sobre destinação correta do lixo
Fotos: Fiscais notificaram empresas por descarte incorreto e alertaram para o cumprimento do Código Municipal de Limpeza Urbana | Ascom Alurb

Alexandre Vieira e Tháchyna Lorena (estagiária)

Com o propósito de averiguar como é feito o descarte de resíduos gerados por estabelecimentos comerciais, equipes de fiscalização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) estiveram na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), na Jatiúca, na noite de sexta-feira (25), notificando possíveis comerciantes para que se adequem ao Código Municipal de Limpeza Urbana.

Equipes de educação ambiental da Autarquia acompanharam o ação e orientaram clientes dos estabelecimentos sobre os locais e critérios para o despejo adequado do lixo. Jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis ​​pela coleta domiciliar na cidade, também participaram da ação.

O descarte irregular de resíduos ameaça o meio ambiente e causa transtornos à população. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

O descarte irregular de resíduos ameaça o meio ambiente e causa transtornos à população

A coordenadora geral de fiscalização, Sasha Annet, falou da ação e destacou a importância de fazer aliados na limpeza da cidade. "Temos regras que devem ser seguidas, de acordo com nosso Código Municipal de Limpeza Urbana, e estamos cobrando isso dos responsáveis ​​pela geração de grandes quantidades de resíduos. É essencial que os proprietários dos comércios da região entendam a importância de descartar corretamente seu lixo", disse.

Ação dos fiscais é permanente e ocorre em todos os bairros da capital. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

Ação dos fiscais é permanente e ocorre em todos os bairros da capital

Michel Jucá, gerente de um restaurante da região, elogiou o trabalho e falou da sua importância. "É importantíssima essa questão, pois está ligada diretamente ao meio ambiente. Aqui na empresa nós seguimos os procedimentos, temos a coleta feita por outra empresa responsável, evitando o acúmulo e a possível proliferação de insetos e outras pragas. Todos devem ter essa noção de fazer corretamente o descarte para manter seus locais de trabalho limpos e a cidade também", contou.

A previsão é que os fiscais da Alurb, em conjunto com o setor de educação ambiental, realizem mais ações desse tipo em localidades críticas que foram mapeadas anteriormente pelo órgão.