Geral

Prodeter do BNB amplia atuação para 23 planos de trabalho em Sergipe

18/04/2025
Prodeter do BNB amplia atuação para 23 planos de trabalho em Sergipe
Fotos: Agentes produtivos debatem sobre avanços na rizicultura no Baixo São Francisco | Assessoria

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) ampliou a atuação em Sergipe, com criação de 10 novos Planos de Ação Territorial (PATs). Agora, o programa passa a contar com 23 frentes de trabalho, com cobertura de 14 territórios. Três atividades produtivas e uma nova temática passam a ser atendidas: avicultura, policultura, rizicultura e empreendedorismo rural feminino.

O PAT da Avicultura será desenvolvido no Território Sertão Ocidental, que compreende os municípios de Poço Verde e Simão Dias. O PAT da Policultura vai atender o Território Sul Sergipano II, com atuação em Arauá, Boquim, Itabaianinha e Pedrinhas. O PAT da Rizicultura vai ser feito no Território Leste São Francisco, que contempla Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis e Pacatuba. E o PAT do Empreendedorismo Rural Feminino será realizado no Território Alto Sertão Sergipano, que compreende Gararu, Itabi e Porto da Folha.

“As novas frentes de trabalho atendem a necessidades identificadas nos territórios, já que cada localidade possui características peculiares de perfil e porte econômicos. O objetivo sempre é fortalecer os setores produtivos, em uma soma de esforços que envolvem um mapeamento de problemas, um plano de soluções, treinamentos e acesso ao crédito do BNB”, diz o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB, Lenin Falcão.

Em 2024, mais de 570 pessoas foram beneficiadas pelos planos de trabalho do Prodeter em Sergipe. Desse total, 25% são mulheres. Em cinco anos, o Banco do Nordeste destinou R$ 826 milhões em contratos de crédito por meio do programa no estado.

A maior parte das atividades atendidas pelo Prodeter é da área rural, mas o programa também atua na área urbana, como é o caso das ações integradas em turismo e cultura. “Há um ano, iniciamos um trabalho de estímulo aos bares e restaurantes da Grande Aracaju, numa parceria que leva música a esses espaços com patrocínio do Banco do Nordeste Cultural. Os resultados são diversos, como a dinamização da gastronomia local e a ampliação de 18% nas contratações de crédito com o setor, que alcançaram R$ 4,4 milhões em 2024”, relata o gerente executivo.

O Prodeter trabalha com uma rede integrada de parceiros, que colaboram para impulsionar as atividades produtivas e as localidades onde estão inseridas. Entre os parceiros, estão o governo de Sergipe, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Fecomércio-SE, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sebrae-SE, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), além das prefeituras e dos sindicatos.

Ascom BNB