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Gestão JHC fortalece pequenos negócios por meio de investimentos no turismo

Letícia Pascoalino
A gestão JHC tem apostado no desenvolvimento do turismo de Maceió como ferramenta para alavancar pequenos negócios e dar mais oportunidade para os maceioenses. Neste feriadão de Semana Santa e Tiradentes, Maceió é o terceiro destino mais procurado do Brasil, ficando atrás apenas de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pela Decolar, empresa especializada em tecnologia de viagens que lidera o segmento na América Latina.
Toda essa movimentação na capital tem ajudado o empreendimento de Rosangela Nunes (55) a crescer. Ela é artesã e há seis anos decidiu investir no próprio negócio e viver exclusivamente da venda das peças de crochê. Ela é uma das expositoras da Feira da Economia Solidária instalada na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.
Segundo ela, desde que a cidade começou a ser mais visitada por turistas, as vendas aumentaram proporcionalmente. “Aqui conseguimos vender muito mais e dá a oportunidade de termos contato direto com o turista. Então, muitas vezes a gente vende para um turista, ele gosta, leva para a cidade dele e depois entra em contato com a gente pedindo mais peças para ele mesmo ou para alguém da família. Nesses casos, eu envio as peças e aí a gente conquista mais clientes, nossa arte ganha o mundo”, conta.
Antonieta Amorim (64) afirmou que a movimentação na cidade é crucial para o aumento das vendas. Ela confecciona santinhas decoradas com filé e miçangas e afirma que a iniciativa da Prefeitura de Maceió em incentivar a economia solidária e montar feiras em locais estratégicos foi essencial para que os produtos ficassem mais visíveis e, consequentemente, vendessem mais.

Antonieta comemora o movimento na cidade e o aumento nas vendas. Foto: Jonathan Lins
“Nos últimos anos temos visto nossa cidade bem cuidada, com eventos, com muitos atrativos, e isso movimenta muito a cidade. Muita gente chegando na cidade para nós significa mais oportunidade de vendas”, diz Antonieta.
E completa: “As vendas já estão boas aqui e a expectativa é que melhorem ainda mais com o feriadão e, pelo o que estamos vendo, até o final do ano não vai parar, vai ser mais e mais pessoas chegando para curtir as belezas naturais, para os cruzeiros e para os eventos. E eu estarei aqui. Eu já expus no Porto de Maceió e em outros pontos através dessa iniciativa da Prefeitura e posso afirmar que faz muita diferença”.
João Batista (22) veio de Manaus e está em Maceió com a mãe Nariane Monteiro e a irmã Joana Bisneta e também aprovou a iniciativa. João Batista conta que, desde criança, vem para Maceió com a família ao menos uma vez ao ano, mas que nos últimos anos tem notado a cidade mais movimentada e com mais atrativos.

Desde criança, João Batista, de Manaus (AM), visita Maceió anualmente e percebe mudanças na cidade. Foto: Jonathan Lins
“A gente não costumava circular aqui pela orla de Maceió. Antes a gente ia mais para as praias do interior, mas quando a gente passa e vê tudo iluminado, com essa decoração e as barraquinhas, isso chama muito nossa atenção. É uma iniciativa bem legal, encontramos produtos acessíveis e compras diretamente dos artesãos”, afirma.
Salto histórico
A visibilidade do destino Maceió é fruto de um esforço articulado da gestão JHC em promover o destino, por meio da participação em feiras e congressos turísticos e de parcerias com entidades públicas e privadas, mas também é um reflexo dos investimentos em projetos inovadores e em infraestrutura de qualidade.
Entre 2021 e 2024, a cidade deu um salto histórico em números, mostrando taxas de ocupação hoteleira, crescimento dos desembarques no Aeroporto Zumbi dos Palmares, no Terminal Rodoviário e na temporada de cruzeiros recordes, elevando o potencial turístico da capital alagoana.
Secom Maceió