Geral
Pronto Atendimento oncológico 24 horas do Hupaa-Ufal é entregue à população

Com o intuito de prestar o melhor atendimento aos pacientes com câncer, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entregou à comunidade alagoana o pronto atendimento oncológico 24 horas do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), ampliou os leitos e iniciou plantões cirúrgicos. A cerimônia de entrega dos serviços ocorreu no último dia 11 e reuniu autoridades do estado e município, gestores, colaboradores e pacientes do Hospital.
Pretende ampliar atender a demanda dos próximos 20 anos, possibilitando mais serviços para a população, com aquisição de novos equipamentos, como tomógrafos e sistema de videocirurgia em 3D. Além disso, foram contratados 61 novos profissionais para o Cacon e adquiridos leitos de retaguarda para pacientes com câncer cadastrados no hospital.
Para o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues, é uma alegria imensa que o HUPAA entregue a expansão do serviço de oncologia. “Nós temos há 20 anos o sonho de entregar esse pronto atendimento 24 horas. Demorou muito, mas com esforço da Ebserh e da Ufal, estamos conseguindo fornecer o melhor atendimento para aqueles pacientes que passam mal pela noite e precisam ir para UPAS e outros hospitais. Agora, os pacientes matriculados no hospital têm mais agilidade no tratamento”, destacou.
De acordo com a diretora de ensino, pesquisa e inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho, a estatal, por meio dos hospitais universitários, busca produzir uma assistência transferida para fazer a diferença na vida das pessoas e na formação de graduandos e residentes. “A assistência multiprofissional com qualidade e respeito é um diferencial em nossos hospitais e vocês desejam mostrar que é possível fazer mais e melhor com a humanidade, com cuidado com o nosso paciente SUS”, reforçou.
Para o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo as entregas que o hospital tem feito nos últimos tempos são fruto de um esforço conjunto das instituições, mas principalmente das pessoas que fazem o hospital universitário. “Esse tempo que está aqui 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano está fazendo a diferença para que a gente possa ensinar e cuidar com qualidade da gente alagoana”, enfatizou.
Também foram apresentadas a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti; o superintendente estadual do ministério da saúde, Carlos Humberto; a subsecretária municipal de atenção especializada, Sandra Torres; a defensora pública, Manuela Menezes; o reitor da Uncisal, Henrique Costa; a reitora honorária da Ufal, Ana Dayse; o secretário de saúde de Alagoas (2001 a 2005), Álvaro Machado; o deputado federal (PT), Paulão; a secretária nacional da aquicultura (PSD), Tereza Nelma; o deputado estadual (MDB), Alexandre Ayres; a deputada estadual (MDB), Fátima Canuto; e a diretora da faculdade de medicina da UFAL, Angela Canuto.
A ocasião também contou com o momento ecumênico com palavras de bençãos pelo padre Aluísio Junior, descerramento de placa comemorativa em alusão à entrega, exibição de vídeo institucional do Cacon, entrega de rosas para pacientes que estiveram na cerimônia e apresentação da banda da guarda civil municipal de Maceió.
Sobre Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal