Geral

Evento em Arapiraca orienta sobre Programa de Aprendizagem e incentiva contratação de jovens do Tiro de Guerra

03/04/2025
Evento em Arapiraca orienta sobre Programa de Aprendizagem e incentiva contratação de jovens do Tiro de Guerra
Fotos: Em parceria com MPT/AL e SRTb, Senac Alagoas orienta empresas sobre a obrigatoriedade e importância da cota de aprendizagem | Assessoria

Após um primeiro encontro em Maceió (14.3), chegou a vez de Arapiraca sediar a audiência coletiva de conscientização sobre o Programa de Aprendizagem. Realizada no CEP Senac do Agreste, na última sexta-feira (28.3), a instituição de educação profissional, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL), reuniu 120 empresas para debater a importância do programa.

“Por meio da Aprendizagem, conseguimos transformar a vida de diversos jovens, dando oportunidade de acesso ao primeiro emprego. A partir da formação educacional, eles contribuirão para o impulsionamento dessas empresas, que acreditam nessa missão e na diferença que esses jovens podem trazer para os seus negócios”, ressaltou o diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietshi. A ação segue a mobilização iniciada na capital alagoana e faz parte de um esforço conjunto para ampliar ainda mais essas contratações, garantindo que mais jovens tenham acesso a oportunidades de capacitação profissional. O objetivo é fortalecer o compromisso das empresas com a aprendizagem e elevar o percentual de inclusão de aprendizes mundo do trabalho.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dra. Cláudia Soares, ressaltou o aspecto social da iniciativa. “Nosso objetivo é conscientizar as empresas não apenas sobre a obrigatoriedade da cota de aprendizagem, mas também sobre o impacto social da contratação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade”. O encontro também contou com a presença de militares do Exército Brasileiro, que ressaltaram a oportunidade de contratação de jovens do Tiro de Guerra (TG), um órgão de formação de reservistas do Exército. O TG oferece treinamento militar básico e incentiva valores como determinação, responsabilidade e cidadania, tornando seus integrantes ainda mais preparados para ingressar no mercado de trabalho como aprendizes.

“Disciplina, hierarquia, camaradagem, lealdade e espírito de trabalhar em grupo são os valores trabalhados no Tiro de Guerra. São princípios de casa que são reforçados pelos valores militares e tornam esses jovens muito produtivos em suas atividades, sendo assim, muito valiosos para o mercado”, destacou o chefe do Tiro de Guerra em Arapiraca e subtenente, Adeílton Lima. Para a gerente do CEP Senac do Agreste, Rosely Alves, além da oportunidade de contribuir com a sociedade, a qualificação deve considerar o desenvolvimento comportamental. “Existem estudos que apontam que o processo de contratação é baseado na técnica e a demissão acontece pelo comportamento. Então, nós temos duas formas de trabalhar esses jovens: a parte técnica e a comportamental. Dessa forma, entregamos ao mercado um profissional ético e um ser humano responsável”, ressaltou Rosely.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Em setembro do ano passado, Arapiraca foi palco de um grande mutirão, que também foi antecedido por um momento de audiência coletiva. A ação foi um grande sucesso, resultando no cadastro de cerca de 250 jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social, que foram encaminhados para entrevistas com empresas notificadas para futuras contratações. “Por meio desses momentos de sensibilização e chamamento nós conseguimos dialogar com o empresariado. É uma oportunidade de sanar dúvidas e, até mesmo, facilitar o processo de contratação para eles, ofertando o cadastro de jovens com interesse em se tornarem aprendizes”, afirmou o auditor fiscal do trabalho, Leandro Carvalho.

Arapiraca se destaca nacionalmente como um dos municípios com maior percentual de cumprimento da cota de aprendizagem, com cerca de 90% das vagas preenchidas. Esse alto índice reflete o engajamento das empresas locais na qualificação de jovens e no cumprimento da legislação trabalhista, servindo como exemplo para outras cidades do país. Segundo a procuradora do MPT em Arapiraca, Marcela Dória, o avanço do município é notório e o trabalho de mobilização deve continuar. “Arapiraca é hoje um caso de sucesso, não só em Alagoas, mas em todo o país. Seguimos mobilizando empresas e fortalecendo parcerias, mostrando que a cota vai além de uma obrigação legal: é uma oportunidade de transformar vidas e impactar a comunidade positivamente”, disse Marcela.

Para saber mais sobre o Programa de Aprendizagem, acesse o nosso site: https://al.senac.br/jovem-aprendiz. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone e whatsapp: (82) 2122.7858.

Ascom Senac/AL