Geral

Inscrições abertas para curso sobre o sistema BNMP 3.0

20/03/2025
Inscrições abertas para curso sobre o sistema BNMP 3.0
Fotos: O curso será realizado na modalidade presencial, com carga horária total de 20 horas-aula. - Arte: Ascom/Esmal

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) está com inscrições abertas para o curso sobre o sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) 3.0, destinado a servidores das unidades judiciais de 1º grau.

A turma de Arapiraca terá 60 vagas disponíveis, enquanto a de Maceió contará com 56 vagas. Interessados podem se inscrever até o dia 4 de abril pelo Sistema de Eventos da Esmal.

Durante a capacitação, os participantes aprenderão sobre a estrutura e funcionalidades do BNMP 3.0. Haverá treinamento sobre o saneamento de dados no sistema, demonstração de boas práticas na gestão de informações prisionais e orientação sobre como corrigir inconsistências para evitar erros comuns.

Turmas de Arapiraca e Maceió

O curso será realizado na modalidade presencial, com carga horária total de 20 horas-aula, sendo 10 horas-aula para cada turma.

Turma 1 - Arapiraca

Data: 10 de abril

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: CESMAC do Agreste – Rua Prof. Domingos Correia, nº 1207, quadra 0090, Ouro Preto.

Turma 2 - Maceió

Data: 11 de abril

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: Laboratório de Informática da Esmal – Rua Cônego Machado, 1061, Farol.

Docentes

O curso será ministrado pela professora colaboradora Mônica Ramalho Santos, graduada em Ciência da Computação (UFAL) e Direito (CESMAC), além de especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá.

Também ministrará o curso o professor colaborador José Diego dos Santos, técnico judiciário desde 2019. Ele participou do programa Justiça Efetiva em 2020 e novamente em março de 2024, além de ter liderado a Força-Tarefa de Saneamento do BNMP em 2023.

Conteúdo e avaliação

O curso será dividido em cinco módulos:

Módulo 1: Introdução ao BNMP 3.0

Módulo 2: Procedimentos de saneamento

Módulo 3: Prática simulada e solução de problemas

Módulo 4: Avaliação e encerramento

Módulo 5: Referências e materiais de apoio

Ao final da capacitação, haverá uma breve avaliação em grupos para reforçar a prática realizada.

Para mais informações, consulte o edital completo.

Kenny Lucas – Ascom/Esmal