Geral
Fernando Tourinho vistoria Laboratório de Conservação e Restauro, no Fórum da Capital
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, vistoriou o Laboratório de Conservação e Restauro (Lacor), nesta sexta (10), no Fórum da Capital, no Barro Duro. O desembargador conheceu as novas máquinas e alguns materiais históricos presentes no Lacor.
De acordo com Fernando Tourinho, a preservação da história do judiciário alagoano é de muita importância para o futuro.
"É fundamental e importante a preservação da nossa história e que a gente resgate toda essa memória, porque é por ela que vamos saber exatamente o que fazer e o que não fazer no futuro. Estou muito feliz com essa evolução e torcendo para que essa história seja dada sequência e continuidade", destacou Fernando Tourinho.
Para o historiador e curador do Museu do TJAL, Claudemiro Avelino, a visita foi necessária para mostrar os documentos e materiais históricos, além de apresentar e explicar como funcionam as máquinas adquiridas.
"Recebemos novos equipamentos para a composição do laboratório de restauro, onde muitas peças já foram trabalhadas para aumentar o acervo do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário. Também conseguimos achar documentos antigos que ajudam a esclarecer a história da nossa cidade", disse Claudemiro Avelino.
Os juízes Bruno Massoud e Bruna Fanny, e a diretora do Centro de Cultura e Memória (CCM) Irina Costa, todos da Comissão de Gestão Documental e de Memória, também estiveram presentes na visita.
O Lacor foi inaugurado em novembro de 2024 e tem o objetivo de restaurar e preservar processos e documentos históricos da justiça de Alagoas.
Lucas Melo - Dicom TJAL