Geral

Chefia de Gabinete da CGJAL emitiu 6.103 atos em 2024

10/01/2025
Chefia de Gabinete da CGJAL emitiu 6.103 atos em 2024
Fotos: Setor ainda analisa demandas direcionadas ao corregedor-geral. - Niel Rodrigues

A Chefia de Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), porta de entrada das demandas que chegam ao desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, emitiu 6.103 atos, considerando o período de 2 de janeiro a 19 de dezembro de 2024.

Segundo a chefe de gabinete Leônia Silva, o setor recebeu 1.752 demandas, mas somente 217 foram autuadas e registradas. As 1.535 foram resolvidas de forma prática e dinâmica, o que mostra o compromisso da instituição em dar cumprimento aos procedimentos administrativos.

“Um dos propósitos da Chefia de Gabinete foi elaborar e executar um plano de trabalho dinâmico, célere e eficaz. Conseguimos desburocratizar e resolver 87,61% das demandas direcionadas ao Corregedor-Geral, refletindo, desta feita, o compromisso em atender aos magistrados, servidores, jurisdicionados e demais atores da Justiça, com agilidade e dinamismo”.

Ainda, de acordo com Leônia Silva, outra grande conquista foi instituir no âmbito da CGJ o meio virtual como ferramenta de trabalho e uso do papel de forma consciente e sustentável, resultando na redução de mais de 90% dos documentos e procedimentos impressos.

O setor é responsável pela elaboração de minutas de despachos, decisões e ofícios que são proferidos pelo Corregedor-Geral da Justiça, no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Sistema Administrativo Integrado (SAI) e demais plataformas do Judiciário. Somente nos sistemas SAI e SAJ, foram praticados 5.859 atos. No PjeCOR, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 244.

Outras atribuiçõesA Chefia de Gabinete do Corregedor-Geral da Justiça é um órgão de apoio operacional, diretamente vinculado à Corregedoria, e tem a função de exercer a direção, coordenação, supervisão e a fiscalização dos serviços de apoio político-social do Corregedor-Geral.

É responsabilidade do departamento, por exemplo, a elaboração de minutas dos atos proferidos pelo corregedor-geral, tanto no Sistema de Automação da Justiça do 1º Grau (SAJPG5), quanto no Sistema Administrativo Integrado (SAI), PJeCOR e nas demais plataformas do sistema de Justiça.

Essas minutas se referem a despachos, decisões e ofícios. A Chefia de Gabinete também realiza o efetivo cumprimento das determinações e publicações no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) dos atos praticados no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça.

O setor ainda promove a análise das demandas direcionadas ao corregedor-geral por meio de malote digital, intrajus, protocolo físico, e-mail, balcão virtual e efetiva as lotações de servidores nas unidades judiciais do 1º grau de jurisdição.

Além disso, coordena os trabalhos da Equipe Interagir, que auxilia as unidades judiciais, a Contadoria Judicial Unificada e o CGJ Online, ferramenta criada para elucidar dúvidas e receber sugestões de aperfeiçoamento dos serviços ofertados pela Justiça.

Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL