Geral

Maceió recebe executivo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para troca de experiências

29/11/2024
Maceió recebe executivo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para troca de experiências
Fotos: Tenente-Coronel Luft visitou bairros afetados pelo afundamento do solo e outras regiões. Alisson Frazão/Secom Maceió

Marcelle Limeira

A Defesa Civil de Maceió recebeu, nesta quinta a sexta-feira (28 e 29), o tenente-coronel Rafael Luft, executivo da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A visita teve como objetivo estudar e entender as metodologias, tecnologias e processos aplicados à captura, análise e interpretação de imagens aéreas, além de outras atividades desenvolvidas pelo órgão.

Durante a visita, o tenente-coronel Luft conheceu a base da Defesa Civil de Maceió, onde está instalado o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta (CIMADEC), setor do órgão que monitora a situação dos bairros afetados pelo afundamento do solo, bem como emite os alertas relacionados às chuvas na capital. Ele também verificou como acontece o monitoramento e quais são as tecnologias envolvidas nele.

“A Defesa Civil de Maceió foi a equipe mais valente, qualificada e que mais nos ajudou no Rio Grande do Sul diante dos desastres que enfrentamos, e nos deixou um legado. Queremos levar essa expertise para lá, pois já nos mostraram todo o potencial”, destacou o tenente-coronel Luft.

Além de conhecer a base, o executivo realizou avaliação de tecnologias e equipamentos, verificou como são as metodologias de captura de imagens, processamento e análise de dados, e como esses dados são aplicados em diferentes áreas.

O Ten-Cel foi a campo verificar também como ocorre a captura de imagens com drones, bem como o processamento e análise de dados coletados. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió


O Ten-Cel foi a campo verificar também como ocorre a captura de imagens com drones, bem como o processamento e análise de dados coletados. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Nas visitas de campo, Luft visitou os bairros afetados pelo afundamento do solo por consequência da extração de sal-gema da mineradora Braskem, e ainda o bairro do Fernão Velho, para entender como funciona o monitoramento de encostas com o Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS).

Na oportunidade, a equipe que o recebeu também realizou uma visita à Grota do Aterro, no bairro Novo Mundo, para apresentar o trabalho realizado pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) nas regiões de vulnerabilidade social.

O executivo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul finalizou as atividades em Maceió sendo recebido pelo secretário do Gabinete Civil de Maceió, Felipe Lins, que colocou a Prefeitura de Maceió à disposição.

“Somos solidários com toda a tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul e fico muito feliz em escutar seu depoimento em relação à nossa Defesa Civil Municipal. Não tenha dúvida de que estamos sempre disponíveis para acolher e auxiliar no que for preciso”, disse o secretário.

Ten.-Cel Luft foi recebido pelo secretário de gabinete civil de Maceió, Felipe Lins. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió


Ten.-Cel Luft foi recebido pelo secretário de gabinete civil de Maceió, Felipe Lins. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Defesa Civil de Maceió no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil de Maceió já realizou missões no estado gaúcho em duas ocasiões. A primeira ocorreu no mês de setembro de 2023, e a segunda em maio deste ano. As equipes auxiliaram a Defesa Civil do RS nas ações de reconstrução e restabelecimento, após as fortes chuvas que atingiram várias cidades gaúchas.

Os técnicos atuaram na identificação e mapeamento das regiões afetadas, nos encaminhamentos necessários para os benefícios e demais necessidades. Com um corpo técnico especializado, o órgão tem atuado com responsabilidade e eficiência em Maceió e, em missões em outros estados como o Rio Grande do Sul e São Paulo.

“Agradecemos do fundo do coração todo apoio. Essas pessoas são de uma capacidade extraordinária. Aprendemos com eles lá no Rio Grande do Sul e queremos aprender mais”, finalizou o tenente-coronel Rafael Luft.


Ascom Defesa Civil de Maceió