Geral

Magistrados e servidores participam do 1º Campeonato de Xadrez da Justiça alagoana

10/11/2024
Magistrados e servidores participam do 1º Campeonato de Xadrez da Justiça alagoana
Fotos: Torneio foi realizado na Presidência do TJAL, na manhã deste sábado (9). - Maria Eduarda Baltar

Com 22 magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), foi realizado, neste sábado (9), o 1º Torneio de Xadrez da Justiça alagoana.

O juiz Filipe Munguba, presidente da Comissão de Meio Ambiente do TJAL, destacou que o objetivo do evento é promover o bem-estar entre aqueles que trabalham no serviço público do sistema de Justiça.

"É um jogo de ganha-ganha, todo mundo ganha aqui. Ganham os servidores com essa possibilidade de confraternização, ganha o TJAL junto ao Conselho Nacional de Justiça, por desenvolver uma ação que traz qualidade de vida para o meio ambiente de trabalho. A vitória prática no jogo é apenas uma consequência, esperamos que esse sucesso se repita em outros torneios no próximo ano", disse.

O evento foi proposto pelos servidores Joel Cardoso e Lucas Petrônio, da Diretoria Adjunta de Contabilidade e Finanças (Diconf), que conquistaram o 1º e 2º lugar no torneio. O terceiro colocado foi o servidor da Turma Recursal Unificada, Lourival Cezar de Oliveira Filho.

Segundo Joel, a ideia foi bem recebida pela Comissão Ambiental e pelo Núcleo Socioambiental, responsáveis pelo evento, e contou todo o apoio da Presidência do TJAL.

"Eu fiquei muito feliz com o evento, é claro que ser campeão deixa a gente mais feliz ainda, mas pela dinâmica que foi o evento, pela organização e, principalmente, pelo apoio do presidente Fernando Tourinho que deu o aval e toda a infraestrutura que solicitamos. Inclusive, nem achamos que ia ter essa aceitação, nós descobrimos que tem muitos talentos escondidos que precisamos garimpar", comentou o campeão.

O evento teve início com uma palestra do presidente do Clube e Escola de Xadrez de Maceió, Rafael Ferreira, explicou as regras do torneio para os participantes. Ele também falou sobre as vantagens cognitivas que o xadrez traz para quem pratica.

"O xadrez pode potencializar as habilidades das profissões em geral. Além da questão cognitiva, de raciocínio lógico, visão periférica, ele também ajuda no trabalho de equipe, na tomada de decisões rápidas e sob pressão. O xadrez potencializa tudo que você tem de habilidade, tanto na rapidez de raciocínio, na tomada de decisão, visão espacial e tudo mais", explicou o enxadrista.

Parcerias

O torneio contou com a adesão de servidores do TRT/AL e do TRE/AL. Leonardo Luiz do Santos Pereira, servidor da Justiça Eleitoral, afirmou que, muitas vezes, dentro do próprio Tribunal as pessoas não se conhecem e iniciativas como a do torneio são interessantes para aumentar a interação.

"Qualquer atividade que oxigene nossa rotina, qualquer hobby que tenha interação é importante, principalmente nos dias de hoje em que vivemos muito isolados, somente interagindo nas redes sociais. É interessante para a nossa saúde e consequentemente para o nosso desenvolvimento no trabalho".

O técnico judiciário de Tecnologia da Informação do TRT/AL, Osvaldo Martins, destacou os vários aspectos do jogo de xadrez e como ele ensina a aproveitar as oportunidades com sabedoria, assim como devem ser tomadas as decisões no trabalho.

"Achei sensacional porque além dos jogos, tem todo esse aspecto de conhecer outras pessoas. Somos oponentes no tabuleiro, mas todos estão vieram para se divertir também. Acho que essas ações devem ser realizadas mais vezes porque dá uma sensação de comunidade, no sentido de servidores que se aproximam", falou.

Para a realização do evento, o torneio recebeu o apoio do Sam's Club, da Farmajus.

Dicom TJAL