Geral

Enem 2024: Como se preparar utilizando a internet

30/10/2024
Enem 2024: Como se preparar utilizando a internet

Na era digital, onde os jovens passam a maior parte do tempo conectados, a internet se tornou uma aliada valiosa na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, uma das principais portas de entrada para universidades brasileiras e até no exterior. Com uma vasta gama de recursos disponíveis, incluindo sites, blogs e aplicativos, muitos materiais podem ser acessados gratuitamente.

Antes de iniciar os estudos, é importante compreender as especificidades do Enem. A prova é única, focando nas competências e habilidades dos alunos em diferentes níveis de dificuldade. Por isso, conhecer as matérias exigidas e a estrutura da prova, incluindo a redação, permite que os candidatos identifiquem quais ferramentas online são realmente úteis. Simulados do Enem disponíveis na internet podem ser uma excelente opção de prática.

Além disso, o edital do Enem fornece informações detalhadas sobre o conteúdo programático, permitindo que os estudantes identifiquem suas áreas de maior dificuldade e direcionem os estudos. As provas frequentemente abordam temas atuais e relevantes, tanto no Brasil quanto no mundo. Por isso, é recomendável que os estudantes se mantenham informados sobre as últimas notícias.

Veja a seguir cinco dicas do Pravaler para se preparar para o Enem com o apoio de recursos disponíveis na internet:

Resolva Provas Anteriores


Além de ler os temas que vão cair na prova, é super importante praticar com questões de edições passadas do Enem. Tente resolver essas perguntas para se familiarizar com o estilo do exame. Para isso, acesse provas e gabaritos de anos anteriores e compare suas respostas com o que está no gabarito oficial.

Outra ótima alternativa é fazer o ENAE (Exame Nacional Amigo Edu), que é totalmente gratuito e 100% online. Ele oferece um simulado do Enem para você testar suas habilidades e ainda traz gabaritos comentados, explicando o raciocínio por trás de cada questão. E, se você se inscrever e indicar amigos, pode ganhar uma devolutiva da sua redação!

Treine sua Redação


A redação é um dos desafios mais temidos do Enem, mas é possível treinar online. Muitas plataformas oferecem a chance de praticar e, em alguns casos, retornam feedback sobre os principais erros. O ENAE, por exemplo, faz isso, ajudando você a aprimorar sua escrita.

Use Simulados


Realizar simulados com questões do Enem é uma ótima forma de se preparar. Com o Simulado Enem do Pravaler, você pode escolher quantas perguntas responder por área e conferir a porcentagem de acertos no final. Além disso, é uma boa oportunidade para medir quanto tempo você leva em cada parte da prova e ajustar seus estudos.

Assista Videoaulas Online


Estudar sozinho pode ficar maçante, então que tal buscar ajuda com videoaulas? Muitos especialistas e alunos compartilham conteúdo nas redes sociais e plataformas de vídeo. Embora alguns canais exijam pagamento, é fácil encontrar opções gratuitas que oferecem material de qualidade.

Aproveite as Redes Sociais


Pode parecer contraditório, mas as redes sociais também podem ser uma ferramenta de estudo! Existem grupos onde os membros discutem temas variados e trocam dicas valiosas. Além disso, vale a pena seguir páginas com conteúdo informativo para se manter atualizado sobre os principais assuntos do momento enquanto se prepara para o Enem.

Não se esqueça de revisar todos os tópicos que podem aparecer na prova e de aprimorar suas habilidades de escrita. Essa preparação pode aumentar suas chances de conquistar uma vaga no ensino superior, seja pelo Sisu ou através de um financiamento estudantil, como o Pravaler.

Sobre o Pravaler


O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 382 milhões e mais de 450 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Fonte: Assessoria