Geral
Média da parcela mensal do financiamento de veículos no Brasil é de R$1.202,53, revela Serasa Experian

O valor médio da parcela no financiamento de veículos no Brasil alcançou R$ 1.202,53 em março de 2024, segundo levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse foi o segundo maior valor registrado ao longo do ano, ficando atrás apenas de fevereiro, que teve o ticket de R$ 1.204,11. O estudo, baseado no novo Indicador de Cadastro Positivo, também revelou dados sobre a pontualidade de pagamento, que atingiu 80,2% no período.
Em termos de gênero, o ticket médio masculino foi levemente maior que o feminino. Em março de 2024, os homens gastaram, em média, R$ 1.214,33, enquanto o das mulheres foi de R$ 1.183,13. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada.
O estudo também mostrou uma correlação clara entre renda e valor de parcela. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 2.099,72 em março de 2024, enquanto na faixa de dois a três, o valor foi R$ 724,13, e, na faixa de até um, R$ 665,57.
Olhando para as regiões do país, os tickets médios mais altos, em março de 2024 foram, respectivamente, no Centro-Oeste e Norte, com valores de R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52. Já a região que apresenta o menor montante no financiamento de veículo é o Sul, com R$ 1.170,81.
Entre as faixas etárias, o maior valor médio de parcela foi observado entre pessoas de 51 a 60 anos, com R$ 1.255,28, enquanto os jovens de até 25 anos tiveram o menor valor, com R$ 851,18.
“Com os dados do Cadastro Positivo é possível ter acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de concessão de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores, aumentando as chances de o consumidor comprar a prazo ou fazer empréstimos com juros ajustados ao seu perfil e de acordo com sua capacidade de pagamento, o que contribui para a democratização do crédito, a movimentação da economia e a redução da inadimplência”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Pontualidade de pagamentos
O Cadastro Positivo permite identificar se os brasileiros estão pagando seu financiamento de veículos em dia. De forma geral, a pontualidade nos pagamentos das parcelas ficou em 80,2% em março de 2024. Esse foi o menor patamar atingindo ao longo de toda série histórica. Janeiro e fevereiro tiveram, respectivamente, percentuais de 85,1% e 84,6%.
“A diminuição no percentual de pontualidade no comparativo de março com os meses anteriores do ano dá-se pela mesma justificativa que explica o aumento da inadimplência no período. O aumento das despesas típicas de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo, afeta a gestão financeira consumidor, o que, consequentemente, afeta seus pagamentos”, complementa Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Em relação ao gênero, as mulheres tiveram um percentual levemente maior, com 80,4% versus 80,3% do gênero masculino.
Quando falamos de renda, quanto maior, maior a pontualidade. Acima de dez salários-mínimos, o percentual atinge 91,3%, em março de 2024. Para quem ganha entre dois e três salários-mínimos, a pontualidade cai para 71% e 59,9% para a faixa de renda de até um salário, também em março.
Olhando para as regiões do país, destacaram-se as regiões Sul e Centro-Oeste, com 81,4% e 81%, respectivamente. A região Nordeste foi a que apresentou o menor percentual no quesito, com 79%.
O grupo acima de 51 a 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 82,2%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em março de 2024, com 71,9%.
Metodologia
Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O indicador tem uma defasagem padrão, sendo este o dado mais recente.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Fonte: Assessoria