Geral

Feira em Maceió movimenta negócios de artesãos da Economia Solidária

27/09/2024
Feira em Maceió movimenta negócios de artesãos da Economia Solidária
Fotos: Iniciativa reúne mais de 20 grupos de artesanato na orla da Pajuçara | Assessoria

A orla da Pajuçara recebe, até o final de outubro, a 5ª edição da Feira Itinerante da Economia Solidária. O evento, promovido pela Prefeitura de Maceió, reúne 24 grupos de artesãos, que comemoram a oportunidade de expor e vender seus produtos, das 16h às 22h, nas imediações da Balança do Peixe. O evento segue até o final do mês de outubro.

Estela Regina Pontes trabalha com pintura em vasos de cerâmica na Feira da Economia Solidária. Antes, trabalhava como comerciária e agora faz do artesanato sua fonte de renda. Ela destacou a importância de ações como a Feira Itinerante da Economia Solidária para que os artesãos comercializem seus produtos.

“Estou bem satisfeita. Em feiras como esta, a Prefeitura de Maceió oferece toda a estrutura. A gente só vem com os nossos produtos para expor e vender”, disse Estela que começou a se dedicar ao artesanato na pandemia de Covid.

Animados com a realização do evento, os artesãos também estão otimistas com a possibilidade de mostrar e vender seus produtos. “Estamos aqui em um ótimo ponto, na frente de um hotel. Isso é maravilhoso, porque o movimento é ótimo e vamos ter muitas oportunidades”, afirmou Alexanne Oliveira de Luna, que aprendeu o crochê ainda criança com a mãe.

Alexanne tem como carro-chefe dos seus produtos bolsas em crochê de malha. Ela também ressaltou que o apoio da Prefeitura de Maceió é fundamental para os artesãos, pois muitos não possuem ponto fixo de vendas e ter este apoio em feiras e outros eventos proporciona que o trabalho seja visto e valorizado. “Ter bons locais pra expor, locais de movimento, isto é muito importante para que a gente venda e siga fazendo renda”, acrescentou.

Assim como as colegas artesãs, Rosângela Nogueira também expõe na Feira da Economia Solidária. Ela produz peças para cama, mesa e banho, enxovais para bebês e bonecas. “Eu vendo o que faço no meu bairro, na minha casa. Com esta oportunidade que a Prefeitura de Maceió nos dá, de fazer feiras em vários lugares, as pessoas conhecem mais os nossos produtos”, contou.


A geração de renda é obtida pelos grupos da Economia Solidária através de um ciclo que envolve a fabricação de forma manual, a venda do que produzem e a divisão de maneira igualitária do lucro obtido. A iniciativa proporciona que os profissionais garantam renda de forma mais sustentável, o que possibilita a sobrevivência das famílias.

“Nós temos os pontos fixos para os grupos de Economia Solidária, mas estes eventos são importantíssimos para que os artesãos ganhem mais visibilidade. A Prefeitura de Maceió segue empenhada para criar mecanismos para gerar oportunidades”, pontuou a coordenadora da Economia Solidária do Município, Salomé Holanda.

Assessoria