Geral
Juscelino Filho debate desenvolvimento da economia digital no G20 com ministros da Alemanha, Japão, Turquia e Singapura
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, realizou nesta quinta-feira (12) reuniões bilaterais sobre o desenvolvimento da economia digital no G20 com ministros da Alemanha, Japão, Turquia e Singapura, além de autoridades dos EUA, Coreia do Sul e Arábia Saudita.
“O crescimento da economia digital, de maneira justa e que beneficie toda a população, é um tema que interessa a todos os países do G20. Por isso, conversamos sobre conectividade significativa, inteligência artificial, governo digital e integridade da informação para termos uma base sustentável para esse desenvolvimento. A economia digital é a economia do futuro e o governo brasileiro acredita que ela é uma das formas de combater as desigualdades sociais”, disse Juscelino Filho.
As conversas aconteceram em Maceió (AL) e foram preparatórias para a reunião ministerial do Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20, que acontece na sexta-feira (13) na cidade, quando são esperados 12 ministros estrangeiros e mais de 40 representantes de países.
Os encontros trataram da versão final da declaração do grupo sobre economia digital, que será enviada para a Cúpula de Líderes do G20 que será realizada no Rio de Janeiro em novembro, além de possíveis acordos.
O ministro das Comunicações se reuniu com o ministro da Digitalização e dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing; ministro para Transformação Digital do Japão, Ishikawa Akimasa; ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mehmet Fatih Kacir; ministro do Desenvolvimento Digital e Informação de Singapura, Rahayu Mahzam; além do embaixador para Política Digital e Ciberespaço, do Departamento do Estado dos Estados Unidos, Nathaniel Fick; o vice-ministro de Políticas de Redes da Coréia do Sul, Je Myung; além do presidente da Agência Digital da Arábia Saudita, Ahmed Al-Swaiyan.
O Grupo de Trabalho em Economia Digital é liderado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Ascom MCom