Geral
Expo Bacia Leiteira fomenta e valoriza produção do setor agropecuário alagoano
Tatiane Gomes
O Parque Mair Amaral, localizado no município de Batalha, abriu as portas para receber a 41ª edição da Expo Bacia Leiteira. A abertura oficial da exposição, considerada o maior evento da pecuária leiteira da região, ocorreu nesta quarta-feira (11) com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues e demais autoridades. Confira a programação completa aqui.
O evento é realizado pela Prefeitura de Batalha, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), e pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). A expectativa da organização é de que 10 mil pessoas circulem pelo parque de exposições durante os dias do evento, que seguirá até o domingo (15).
Ao longo das edições anteriores, a exposição tem desempenhado um papel fundamental ao reunir criadores, produtores, especialistas e empresas do setor, proporcionando oportunidades para trocas de conhecimento, negócios e networking, contribuindo para a economia na região da Bacia Leiteira, gerando impactos econômicos positivos de longo alcance.
A Expo Bacia Leiteira tem um significado fundamental, com objetivo de apresentar o que temos de melhor para o Nordeste e para o Brasil.Trocarmos experiências, promovemos cursos, ouvimos especialistas para reunir capacidade técnica, modernização, tecnologia, inovação e encontrar soluções para o setor produtivo do leite. Nós exportamos muita genética para os estados nordestinos e somos referência em produção de leite para a região e para o Brasil. Por isso, tudo o que o setor precisar vai contar com meu apoio, com o apoio do Governo do Estado”, ressaltou o governador Paulo Dantas na cerimônia de abertura da 41ª Expo Bacia Leiteira.
A secretária Aline Rodrigues também destacou os investimentos do Governo de Alagoas, que fomenta e valoriza o setor agropecuário alagoano com atração de novas indústrias leiteiras para o Estado, a compra de quase um milhão de litros de leite de agricultores familiares pelo programa Leite do Coração, investimentos em tecnologias na formação dos alunos do Curso de Inseminação Artificial realizado pela Seagri, melhoramento genético do rebanho e o fortalecimento dos produtores familiares alagoanos, sobretudo na pecuária leiteira.
“Aqui [Expo Bacia Leiteira] é um espaço de negócios, de conhecimento, de divulgação de tecnologias, e também é um espaço para trazer as famílias alagoanas. A exposição é, sobretudo, um espaço democrático para a agricultura e pecuária de Alagoas. Como é importante ver que não há competitividade entre o público e o privado. E é isso que o governo Paulo Dantas realiza ao criar os programas e as estratégias de desenvolvimento de Alagoas, conseguindo atender desde o grande produtor até o produtor familiar”, afirmou a gestora da Seagri.
Durante a abertura oficial do evento, o governador Paulo Dantas também realizou a assinatura da adesão ao Programa Garantia-Safra ano agrícola 2023/2014, assegurando o aporte de quase R$ 4 milhões, que vão beneficiar mais de 27 mil agricultores familiares que já aderiram ao seguro safra.
Também foi instituída a criação do Programa Estadual de Apoio e Assistência Técnica para as Cooperativas da Agricultura Familiar (Cooperater). A iniciativa será executada de forma conjunta pela Seagri, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater).
Programação da Seagri
Após a abertura oficial, a Seagri também realizou o 1º Encontro dos Secretários de Agricultura do Estado de Alagoas, junto ao Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (FASA). Entre as pautas do encontro estão o Rural Legal, ligado ao Iteral, a apresentação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para municípios e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com participação da Emater Alagoas, linhas de créditos Plano Safra da Agricultura Familiar com Banco do Nordeste (BNB).
A Seagri conta com um espaço fixo para receber os produtores rurais, funcionando nos dias do evento, das 14h às 21h. A programação do estande contará com entrega de mudas nativas, distribuição de alevinos, orientações aos agricultores familiares e exposição do programa Leite do Coração.