Geral

Sesau promove VI Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

04/09/2024
Sesau promove VI Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
Fotos: O VI Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes ocorreu no auditório do Centro Universitário Cesmac, em Maceió. Marco Antônio / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (3), o VI Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Cesmac, situado no bairro do Farol, em Maceió.

O simpósio marcou o início do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e incentivo para a doação de órgãos. O evento reuniu profissionais de saúde, gestores e representantes de famílias que aceitaram a doação de órgãos e de transplantados.

“Reunimos palestrantes renomados para tratar da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Também ressaltamos como eles podem salvar e proporcionar uma melhora na qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas ou em estado crítico, além dos aspectos técnicos da doação”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.

O evento contou com a participação da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, Patrícia Freire, que destacou a importância do simpósio para a desmistificação do tema de doação de órgãos no Brasil. “O Brasil possui o maior sistema de captação e transplante de órgãos públicos no mundo. E iniciativas como essa auxiliam a população a entender que o ato de doação é um gesto de amor capaz de salvar vidas”, reforçou.

O simpósio contou ainda com palestras do médico Lucas Santana, coordenador da Organização de Procura de Órgãos de Alagoas (OPO/AL); do diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; do defensor público Lucas Monteiro; do médico pediatra Tiago Perez; e da médica intervencionista Shayanny de Souza.


“O trabalho da Central de Transplante de Alagoas, por meio da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], visa assegurar que estes alagoanos possam seguir suas vidas de forma plena, por meio da realização do tão esperado transplante. Por isso, o simpósio teve o propósito de atuar no processo de mostrar às pessoas a importância de dizer sim para a vida”, destacou Éder Correia, secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, representando o titular da secretaria, Gustavo Pontes de Miranda.

Boas Notícias


Também como parte integrante da programação do VI Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, a jornalista e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Mary Landim, falou sobre como fomentar boas notícias no processo de doação de órgãos. “A comunicação cumpre um papel importante nesse processo, pois ajuda a quebrar tabus sobre o tema que ainda existem em nossa sociedade. É nossa missão divulgar a ideia que dizer sim à doação é dizer sim a vida”, declarou.


Testemunho


O Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes contou ainda com a participação de Tagliane do Nascimento. Ela relatou como foi a decisão de doar os órgãos de um ente querido para transplantes.

“A dor da perda é sempre grande, mas tenho como consolo saber que uma parte do doador continua viva, ajudando a outras pessoas e sendo um anjo de esperança. Espero que cada vez mais pessoas aceitem doar órgãos e que as famílias conversem sobre o assunto sem medo”, ensinou.

Já Wilson Alves, que recebeu um novo fígado há cerca de 1 ano, relatou sobre a renovação que sentiu em sua vida. “A espera por um órgão é cheia de ansiedade e apreensão. Mas, graças a Deus, pude ser acompanhado por uma equipe que sempre me acolheu com conhecimento técnico e humanização e, no final, pude passar pela cirurgia e seguir a minha vida com um novo senso de propósito”, revelou.


Dados


Segundo informações da Central de Transplantes de Alagoas, foram realizados, no período de janeiro a agosto deste ano, 95 transplantes de órgãos no Estado. Deste total, 85 foram de córnea, três de rim e seis de fígado.

A lista de espera para receber órgãos, até o mês de agosto, é de 536 pessoas. Do total de pessoas que esperam por um transplante, 512 estão na fila para recebimento de córneas, 18 para serem contemplados com um rim e seis aguardam por um fígado.

Ascom Sesau