Geral

Prefeitura de Maceió apresenta projeto do BRT ao Ministério Público Estadual

10/07/2024
Prefeitura de Maceió apresenta projeto do BRT ao Ministério Público Estadual
Fotos: Novo sistema de transportes de Maceió vai melhorar a mobilidade na capital alagoana

O diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, apresentou o projeto do BRT ao Ministério Público de Alagoas (MPAL), em reunião realizada na última terça-feira (9), com a presença dos promotores de justiça da Fazenda Pública Municipal), Fernanda Moreira; Urbanismo, Jorge Dória e Defesa do Consumidor, Max Martins.

Na reunião, foi apresentado aos promotores como o BRT deve impactar na melhoria do transporte público em Maceió. Também foram demonstrados detalhes técnicos, como trajeto, disposição de estações, tecnologia a ser instalada e outras melhorias que o projeto proporcionará em todo o Sistema de Transportes Urbano da capital alagoana.

“O BRT representa um marco para o transporte público de Maceió, uma mudança profunda, uma virada de página para os maceioenses, que beneficiará milhares de pessoas. Essa não é a primeira reunião com o MP, os promotores estão acompanhando tudo e hoje trouxemos para eles a apresentação final da mudança para sairmos do papel e começarmos realmente o trabalho na rua”, afirmou André Costa.

Para o promotor de Justiça Max Martins, o projeto é uma ferramenta inovadora e que precisa ser executada para promover o bem-estar do cidadão. “Recebemos com satisfação essa apresentação sobre a reestruturação dos modais, porque esse sistema do BRT não está sozinho, existem outros agregados como a ciclovia e outras melhorias. É um projeto ousado e que trará de forma substancial melhoria para toda a população. O MP vê com muita alegria essa apresentação e vamos acompanhar pari passo a execução”, ressaltou.

Sobre o BRT


O BRT de Maceió terá 14 km de extensão, no principal corredor de Maceió, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, e deve beneficiar 604 mil usuários.

O sistema contará com nove linhas, saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 62 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros de Maceió. Durante o percurso, os ônibus vão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo de cinco minutos entre as viagens.

A partir de agosto de 2024, será iniciada a implantação de novos abrigos de ônibus em Maceió. A previsão é que até 2026, a capital alagoana tenha 646 equipamentos em diversos pontos das partes alta e baixa da cidade.

As obras começarão pelo terminal de integração no Eustáquio Gomes e, em 30 dias, será feita a encomenda de 146 novos ônibus.

Fonte: Assessoria