Geral

Brota na Grota leva serviços de inclusão social para moradores do Biu

07/06/2024
Brota na Grota leva serviços de inclusão social para moradores do Biu
Fotos: Comunidade da Grota da Alegria foi contemplada com serviços da Prefeitura de Maceió, nesta sexta (7). Alisson Frazão/ Secom Maceió

João Roberto Andrade

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Maceió contemplou a comunidade da Grota da Alegria, localizada no bairro Benedito Bentes, parte alta da capital, com diversos atendimentos do Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil.

Foram oferecidos serviços de saúde, como marcação de consultas e exames com o Pronto!, vacinação e veterinário, além de cadastro para o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Cadastro Único, NIS, cartão do idoso, cartão VAMU, jogos e brincadeiras para as crianças.

O Brota na Grota ocorre todas as sextas-feiras e tem como principal objetivo levar diversos serviços públicos para as comunidades mais vulneráveis em um só dia, aproximando a Prefeitura de Maceió da população que mais precisa.

Dona Mauricélia Nascimento Guimarães, 47 anos, aproveitou o evento próximo de sua residência e foi realizar o cadastro do NIS e se consultar. “Atendimento maravilhoso. É um médico de ouro, atende muito bem. Amei! Porque, às vezes, a gente vai ao médico e quando a gente fala, não dá atenção. Mas ele me encaminhou para o endocrinologista e passou os exames, saiu tudo marcadinho com o Pronto!. Agora, é só esperar o dia que vão ligar para me dizer o local", ressaltou.

A moradora não teve outra reação a não ser elogiar os serviços oferecidos e o carinho com o qual foi atendida pelo clínico geral e demais servidores. "Também fiz o cadastro do NIS, está tudo direitinho, fui bem atendida por todo mundo. É uma benção isso, porque às vezes a gente dorme no posto de saúde e não consegue um atendimento desse. Aqui a gente já sai com tudo certo. É importante que continue essa ação. Deus abençoe todos vocês”, completou Mauricéia.

O Brota na Grota atrai muitas pessoas que buscam emprego. Através do Sine e do Emprega Mulher, a Prefeitura de Maceió vem realizando o cadastro de currículos de várias mulheres que buscam a sua independência. Foi a procura de cadastrar seu currículo que Maria Tereza Avelino da Silva, 43 anos , foi ao evento desta sexta-feira.

Após o cadastro, ela resolveu procurar atendimento de teste rápido. Enquanto aguardava, Maria foi abordada pelas servidoras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que a convidaram para se inscrever na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. “Com estudo a gente vence. Agora sem estudo, não adianta. Achei ótimo o evento, maravilhoso. Eu queria que tivesse muitas vezes. A população daqui está precisando muito”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou os moradores contra a Influenza. Andrea Paz da Silva, 41 anos, recebeu uma dose do imunizante. “Vim só para a vacina e vou trazer a filha da minha sobrinha para ser vacinada também. Achei ótimo o atendimento. Aqui você vem cedo, pega a ficha e consegue ser atendida”, comentou.

Sebastião Júnior, 25 anos, precisou de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social e elogiou o trabalho dos servidores. “Atendimento rápido, cheguei pouco após às 10h e estou saindo agora de 11h. É um excelente trabalho”, disse.

Atividades pedagógicas do DMTT. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Atividades pedagógicas do DMTT. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) estava realizando a emissão da primeira via do Cartão VAMU Cidadão, e orientações para os demais cartões. Além disso, servidoras do DMTT realizaram uma oficina pedagógica de pintura e colagem, cujo intuito é conscientizar sobre as leis de trânsito. Também houve distribuição de brindes.

Também estiveram presentes a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/AL.




Ascom Segov