Geral

Workshop encerra processo de Coaching Executivo para líderes do Sebrae

30/01/2018
Workshop encerra processo de Coaching Executivo para líderes do Sebrae

Dando continuidade ao processo interno de Coaching Executivo, o Sebrae em Alagoas promoveu, durante toda a segunda-feira (29), o Workshop ‘Critérios e Competências para Eficácia de um Sistema Social’. A iniciativa visou apoiar o corpo de gerentes e gerentes adjuntos da instituição em seu desenvolvimento cognitivo e comportamental de competências de gestão, elementos que se transformam em função das mudanças humanas e do próprio Sebrae.

O workshop foi ministrado por Margarida Furtado, consultora credenciada ao Sebrae em Pernambuco, que, na oportunidade, relembrou todo o processo de Coaching Executivo iniciado pelo Sebrae em agosto de 2017, que incluiu a realização de outro workshop e seis sessões individuais - com duração de uma hora - de coaching com cada um dos participantes. O trabalho também contou com aplicação de ferramenta de assessment e perfil Herrmann Brain Dominance Instrument (HBDI).

Durante o encontro, com a divisão de grupos, Margarida destacou a relevância das ações para desenvolver ainda mais os líderes. “Essa foi uma oportunidade de fazermos uma análise personalizada de atitudes e de postura de cada um frente às estratégias e ao que é necessário para o desenvolvimento de competências, servindo de estímulo para a busca de refinamento do comportamento gerencial”, frisou.

Margarida Furtado também falou sobre a última etapa do processo. “O trabalho será finalizado com a entrega da avaliação para os diretores e participantes, os próprios coachees. Isso servirá para que tenhamos um maior envolvimento de laços de confiança com esses líderes e um melhor entendimento das práticas coletivas e individuais em termos de gestão. Isso ajudará cada um deles frente às mudanças”, finalizou.

De acordo com Ana Elizabete Albuquerque, gerente da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) do Sebrae em Alagoas, o fechamento desse programa de Coaching Executivo fará com que os participantes possam utilizar todo o aprendizado nas relações do Sistema Sebrae.

“Esse workshop final comprova que as sessões não foram de um programa solto, mas, sim, de um programa que nos permite utilizá-lo de forma prática no dia a dia da nossa liderança, saindo de um foco individual, no início, e partindo para um foco coletivo. Nesse processo, nós podemos compartilhar, receber orientações e aprendizados de como seguir nesse desafio tão grande da empresa, que é transformar o Sebrae, especialmente para esse novo momento digital. A transformação da instituição está na expressão da liderança com seus colaboradores”, concluiu a gerente.

Ascom Sebrae Alagoas