Geral
Novos juízes do TJ/AL participam de módulo nacional de curso de formação

Magistrados recebem formação inicial na Esmal. Fotos: Caio Loureiro.
Iniciou na manhã desta segunda-feira (29), o módulo nacional do curso de formação para juízes, do qual os 12 novos magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participam até a sexta-feira (2), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Neste primeiro dia do módulo, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, e a juíza Mônica Elias de Lucca, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), palestraram sobre ética e humanismo.
“É uma necessidade que os juízes do século XXI tenham essa abordagem ética em toda a sua atividade, porque são os novos juízes que vão fazer as transformações institucionais que o Poder Judiciário precisa no futuro”, disse a juíza do TJ/SC, Mônica de Lucca.
Segundo o desembargador Eladio Lecey, o curso propõe estabelecer uma unidade na formação dos magistrados de todo o país.
“Nesta semana, nós vamos tratar de temas que busquem sensibilizar o magistrado para a questão ética e humanística, como políticas raciais, questões de gênero, os juízes na sociedade contemporânea, justiça restaurativa, e uma série de outros temas, sempre tendo a ética e o humanismo em todas as questões que vão ser abordadas”, relatou o desembargador.
Esta etapa do curso é promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Esmal.
Formação inicial segue até junho
O módulo nacional promovido pela Enfam faz parte do curso de formação inicial dos juízes recém-empossados pelo TJ/AL. Promovida pela Esmal em consonância com as diretrizes da Enfam, a capacitação proporcionará aos juízes 575 horas de aulas e deve ser encerradaa no dia 21 de junho. Durante a formação, além das lições em sala de aula, os magistrados atuarão em suas comarcas, sob tutoria de juízes mais experientes.
Fonte: Dicom TJ/AL