Geral

Mercadinho Oliveira fecha parcerias premiadas após orientação do Sebrae

17/01/2018
Mercadinho Oliveira fecha parcerias premiadas após orientação do Sebrae
Empresa realizou sorteio de uma máquina de lavar no último sábado (13), a partir de uma bem-sucedida campanha sugerida e acompanhada pela instituição Empresa realizou sorteio de uma máquina de lavar no último sábado (13), a partir de uma bem-sucedida campanha sugerida e acompanhada pela instituição

No último sábado (13), durante as comemorações da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, o Mercadinho Oliveira, no Centro de Penedo, realizou o sorteio de sua promoção Bilhete Premiado. A loja estava cheia de clientes, convidados e fornecedores. A vencedora ficou sabendo da premiação porque sua irmã ouviu a transmissão do sorteio ao vivo em uma rádio FM da cidade, mas poderia ter acompanhado por lives no Instagram e no Facebook ou ter assistido depois em vídeos encaminhados por WhatsApp nos grupos da cidade. Uma grande produção que coroou todo um trabalho que o casal Roberto e Patrícia Oliveira fizeram com apoio do Sebrae em Alagoas e em um cenário muito diferente daquele que os levou ao Escritório Regional de Penedo.

Os empreendedores buscaram ajuda do Sebrae no final do ano passado, pois não sabiam mais o que fazer para trazer de volta os consumidores a seu supermercado. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas a gente não conseguia aumentar o movimento e alavancar as vendas. Aí fomos procurar o Sebrae, conferir o que eles podiam fazer por nós, e a Edilma agendou uma Consultoria com Hora Marcada”, relatou Patrícia, explicando como a analista Edilma Gonçalves, do Escritório Regional do Sebrae em Penedo, os ajudou no primeiro atendimento.

Roberto voltou sozinho ao Sebrae no dia e hora marcados, enquanto a esposa ficava no supermercado. Foi atendido pela consultora Cristina Campos, que, de imediato, veio com a ideia da promoção. “Ela ajudou a fazer todo o planejamento da promoção; indicou como nós íamos procurar os fornecedores para fechar parceria, orientou a fecharmos metas de distribuição total e diária de cupons, além de dar dicas sobre como movimentar os produtos com os fornecedores para toda semana termos ofertas novas. Tudo isso desde 25 de novembro, estendendo-se até a Festa de Bom Jesus, em janeiro, que é bem movimentada na cidade”, contou Roberto.

E assim o Mercadinho Oliveira iniciou o grande projeto que mudou a sua forma de fazer negócio. Com a proposta de oferecer descontos e produtos diferentes em suas gôndolas a cada semana, eles negociaram com fornecedores e trabalharam a equipe de colaboradores. A proposta era distribuir 2.000 cupons para o sorteio ao longo dos 43 dias de promoção. Acabaram distribuindo 3.180 cupons, movidos, inclusive, pelo compartilhamento de cards (imagens eletrônicas) com a promoção em si e com as ofertas da semana nos grupos de WhatAapp que os empresários faziam parte.

Toda a promoção Bilhete Premiado foi sem custos para o casal, pois eles conseguiram articular tudo na forma de trocas com seus fornecedores, desde a impressão dos bilhetes à entrega do prêmio – uma máquina de lavar Brastemp 11 kg, ideal para chamar a atenção do público feminino, grande responsável pelas compras da casa. Até um carro de som anunciando as ofertas e a promoção foi conseguido com articulação dessa natureza, orientada pela consultora do Sebrae, que seguiu acompanhando os resultados e números semanalmente.

“Ela não precisava fazer isso, mas a Cristina se envolveu com o nosso mercado e isso nos ajudou muito a realizar as coisas conforme planejado. Estamos muito felizes com o atendimento que recebemos do Sebrae e com a qualidade dos profissionais disponíveis. Quando você precisa tomar decisões, é de muita ajuda ter a possibilidade de contar com profissionais que realmente sabem o que estão fazendo e entendem do assunto”, afirmou Roberto Oliveira.

O reconhecimento do casal ao Sebrae em Alagoas, inclusive, foi demonstrado no próprio sorteio, quando convidaram o gerente do Escritório Regional de Penedo, Antônio Carlos Pires, para puxar o bilhete vencedor. Ele representou toda uma equipe que torceu por Roberto e Patrícia ao longo desses últimos meses.

“Durante o atendimento, foi verificado que eles não faziam ações de marketing, e que a administração do empreendimento era baseada na experiência do proprietário. Diante do exposto, foi desenvolvida e implantada uma ação estratégica de marketing integrado, envolvendo a gestão comercial, fornecedores, gestão de pessoas e clientes. Eles conseguiram incrementar as vendas sem nenhum custo, porque foi tudo conquistado com parcerias. E essa consultoria já puxou outras”, revelou Cintia Silver, analista do Escritório do Sebrae em Penedo.

As próximas ações de Roberto e Patrícia com o Sebrae serão uma consultoria de Design de Interiores seguida por outra sobre Plano de Marketing. Tudo isso preparando o terreno para consolidar o Mercadinho Oliveira para a celebração de seus 10 anos, no próximo ano. “Tem muita gente que ainda fica dando voltas, sem saber o que fazer, enquanto tem o Sebrae à disposição. Espero que a gente seja espelho para eles no futuro, mostrando que, com o apoio certo, é possível crescer”, defendeu Roberto.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas