Geral

10ª Vara Cível de Arapiraca tem a menor taxa de congestionamento do estado

09/01/2018
10ª Vara Cível de Arapiraca tem a menor taxa de congestionamento do estado
Juiz André Gêda.Juiz André Gêda. Foto: Caio Loureiro.

A 10ª Vara Cível de Arapiraca (Família) registrou em 2017 a menor taxa de congestionamento entre todas as unidades judiciárias de Alagoas, com apenas 19%. O juiz André Gêda Peixoto Melo, titular Vara, considera que o maior beneficiado é o jurisdicionado, que tem uma prestação de serviços mais célere.

De acordo com André Gêda, para chegar a esse resultado, foram necessários planejamento e trabalho em equipe.

“Investimos em duas vertentes: maximizar o número de conciliações e cortar rotinas cartorárias desnecessárias. Com isso, conseguimos agilizar o trabalho na unidade. Anualmente, fazemos um plano de ação, que é encaminhado à APMP, além de realizarmos reuniões periódicas de avaliação de desempenho”, contou.

O levantamento foi realizado pela divisão de estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) e divulgado pelo Núcleo Permanente de Acompanhamento de Dados Estatísticos.

A taxa de congestionamento indica a quantidade de processos que passam de um ano para outro sem chegar à sua finalização, considerando o acervo presente no início do ano e os que entraram no período.

Fonte: Dicom TJ/AL - I