O governador revelou ao prefeito Arlindo Garrote que Estrela de Alagoas será contemplado também com obras do Pró-Estrada, a serem executadas pela Secretaria de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano (Setrand). O programa já beneficia mais 60 cidades alagoanas com pavimentação de vias urbanas e de acessos a povoados. O município ainda será beneficiado com uma ambulância e ginásio de esporte.
"Vim aqui, primeiro, para entregar o que fizemos, que é a adutora. Depois, para destinar R$ 75 mil a Estrela de Alagoas para a compra de uma ambulância e para anunciar a vinda do Pró- Estrada pra cá e a construção de um ginásio de esportes na Escola Estadual Luiz Duarte", pontuou Renan Filho.
"O Governo do Estado vem trabalhando em parceria com o município de Estrela de Alagoas em todas as áreas, trazendo benefícios à população, do poço artesiano à atenção básica de saúde", observou Arlindo Garrote.
Junto aos prefeitos de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, e de Minador do Negrão, Cleysson Cardoso, o governador inaugurou a adutora, que beneficia os dois municípios. Mais de 23 mil pessoas nas duas cidades passaram a contar com água tratada e em volume suficiente.
A obra foi orçada em R$ 14 milhões, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com recursos do Ministério da Integração Nacional. O equipamento soluciona o déficit na distribuição de água dos dois municípios, que, além da dependência de carros-pipas, revezavam o abastecimento entre si, a cada 15 dias.
"A adutora soluciona de uma vez por todas o problema de abastecimento nas duas cidades", garantiu o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, também presente ao evento.
Renan Filho acionou o registro e fez jorrar água no Centro de Estrela de Alagoas. Tomado pela alegria, o governador se juntou aos moradores e se banhou na fonte, acompanhado por Arlindo Garrote e pela ex-prefeita Ângela Garrote.
"Essa obra é muito importante para o Agreste. Nós construímos uma adutora que tira água do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, e leva para Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e, posteriormente, para Igaci. Estrela de Alagoas, por exemplo, deixa de ser abastecida pelo caminhão-pipa, cuja dependência era quase que total", lembrou Renan Filho.
A obra mudou a localização da fonte de captação do sistema – da Barragem da Limeira, afetada pela crise hídrica e com volume inferior à demanda local, para a Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, que antes abastecia apenas o Estado de Pernambuco. Com isso, a captação saltou de 45 para 70 mil litros de água por hora. O sistema possui 16 km de rede já em funcionamento.
"Começamos essa obra ainda em 2015 e conseguimos fazer a captação na Barragem do Bálsamo, atendendo aos dois municípios e ao povoado de Canafístula, que também vinha sofrendo, aliviando, assim, o sistema de Pão de Açúcar", detalhou o secretário de Estado da Infraestrutura, Humberto Carvalho.
O sistema também passou por melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), situada em Estrela de Alagoas, e substituição de tubulações existentes, o que representa mais qualidade na água e menos desperdício por vazamentos.
"Água é vida, água é tudo. E a água que chega hoje em Minador do Negrão é de qualidade. Por isso, agradecemos à gestão do governador Renan Filho por esta importante obra", declarou o prefeito Gleysson Cardoso.
Títulos
Renan Filho, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e o senador Renan Calheiros, presentes à solenidade, foram agraciados com o título de cidadão honorário de Estrela de Alagoas. As honrarias foram entregues pelos vereadores Erivaldo Garrote, Edvaldo Cirilo da Silva e Wilson Garrote, respectivamente.
Ainda durante a solenidade foram entregues 171 cestas de alimentos por meio do Programa Estadual de Complementação Alimentar e Nutricional para Gestantes, Nutrizes e Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social.