Gestores, professores e estudantes destacam os potenciais da escola, construída e entregue em 2017. “Nossa escola oferece laboratórios de informática, robótica e de ciências, seis disciplinas – meio ambiente, sociedade e cultura, teatrando e dançando, voleibol e cultura e patrimônio – além dos projetos integradores (PI) de ciências e da horta sustentável. A variedade de atividades tem despertado os potenciais dos alunos nas diversas áreas e temos observado evolução deles, trazendo novas perspectivas para estes jovens”, avalia Oziete Fernandes da Silva, gestora adjunta.
Diferencial – Os estudantes matriculados na instituição enumeram os benefícios e as vantagens que ela oferece em comparação com outras unidades. “Aqui é muito bom, tem projeto diferentes das outras escolas e isto chamou minha atenção. No laboratório de ciências fizemos sabão (ecológico) e foi muito interessante”, declara Wilker Alexandre da Silva, estudante da 1ª série.
“Nunca estudei numa escola assim, a gente se diverte muito. Temos as eletivas, a horta, o jogo de vôlei, robótica, arte, teatro e dança. Temos muita coisa mesmo”, pontua a aluna Jessica Barbosa da Silva.
“Eu estudava em outro bairro, dependia de transporte, agora estudo pertinho de casa. A escola é boa, tem muitas coisas para fazer, melhor do que ficar na rua”, afirma Jaqueline Lopes da Gama.
“Ficamos os dois horários, mas temos refeições da hora que chegamos, o café da manhã, lanche, almoço e até a janta. Temos estudos orientados e as atividades eletivas. Se estivesse em casa não estaria fazendo nada, e aqui estou me preparando”, confidencia Crislane Santos de Moura, que declara o desejo de cursar Direito.
Projetos – Segundo a professora Oziete, todo material produzido pelos estudantes nos projetos integradores, as verduras da horta e o sabão, são distribuídos gratuitamente à comunidade.
A robótica também é destaque. Estudantes e professores mostram experiências e protótipos desenvolvidos nas duas aulas semanais, um deles é a cadeira de rodas terapêutica. “A robótica trouxe interação e integração ao grupo, unido em um só objetivo, associando as teorias estudadas nas aulas de Física à prática”, declara o professor José Soares da Silva.
Vale do Mundaú – Outras duas unidades do Vale do Mundaú ofertam o ensino médio integral são as escolas estaduais Carlos Gomes, em União dos Palmares, com 160 vagas e Padre Teófanes, em São José da Laje, com 120 vagas. Além disso, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares, oferece 200 vagas no ensino médio integrado aos cursos profissionalizantes de ludoteca e secretário escolar. Ao contrário do ensino integral, o ensino integrado não tem jornada de estudos ampliada.