Geral

Sete Coqueiros Comedoria e Alecrim foram finalistas no concurso ‘O quilo é nosso’

12/12/2017
Sete Coqueiros Comedoria e Alecrim foram finalistas no concurso ‘O quilo é nosso’

Qual é o principal ingrediente para o sucesso? Talvez não seja um segredo, mas, certamente, há uma receita que fez com que os restaurantes Sete Coqueiros Comedoria e o Alecrim, respectivamente localizados na Ponta Verde e no Farol, fossem reconhecidos e virassem finalistas no concurso ‘O quilo é nosso’. A competição foi voltada para restaurantes que trabalham com a venda de comida por quilo, modelo popular no país. Os empresários apontam a orientação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) e a participação nos cursos do Sebrae em Alagoas como passos essenciais para as conquistas e mudanças.

Na Sete Coqueiros Comedoria, das conversas com Vanessa Omena, ALI responsável por acompanhar o restaurante, umas das ações sugeridas foi a adequação da empresa para receber o Atestado de Conformidade do Programa de Alimento Seguro (PAS), que, durante o processo de obtenção, auxilia as empresas com conteúdos de cursos e consultorias, trazendo, de forma simples, clara e bastante ilustrada, os assuntos relacionados à segurança dos alimentos.

Há quase cinco anos no mercado, a empresária Danielly Novaes revelou que, com o acompanhamento da ALI Vanessa Omena e com a participação nos cursos ofertados pelo Sebrae, o restaurante conseguiu conquistar grande reconhecimento no mercado com seus principais clientes, nesse caso, os turistas.

“Nós fomos o primeiro restaurante a conseguir o certificado do PAS nesse segmento. E isso é muito bom, pois ganhamos ainda mais credibilidade, principalmente com os hotéis, que não têm nenhuma preocupação de indicar o Sete Coqueiros para seus clientes. Isso, claro, é por saber que aqui no restaurante ele não vai ter nenhum problema com a comida”, assegurou a empresária.

Mas não foi só isso. O restaurante passou por toda uma mudança de posicionamento nas redes sociais também. “As mudanças são perceptíveis. Ela conseguiu despertar a criatividade e aplicá-la em alguns pratos e nas sobremesas, e vem reforçando bastante também a questão da publicidade nas redes sociais. Isso é essencial para alavancar cada vez mais o restaurante”, comentou a ALI Vanessa.

_JUL0367.Flávio_CarvalhoE foi por toda dedicação e na busca por inovar sempre que a Sete Coqueiros Comedoria conquistou o 2º lugar no concurso “O quilo é nosso” na votação popular, pela internet, e o 1º lugar na votação do júri técnico com o prato Escondidinho de Batata da Terra, um dos queridinhos e mais pedidos do cardápio.

“Inovar na culinária é juntar, a cada dia, um ingrediente novo e colocar amor em tudo que é feito. Todos os dias, buscamos isso em cada prato feito por nós e tentamos mudar e melhorar alguma coisa. E isso, sem dúvidas, vem de uma grande influência do Sebrae Alagoas, poissempre busco me capacitar para ter um diferencial”, finalizou a empresária.

Alecrim

Além da Sete Coqueiros Comedoria, quem também foi finalista no ‘O quilo é nosso’, conquistando o 3º lugar na votação popular com o prato Carneiro ao Molho de Hortelã, foi o restaurante Alecrim, localizado no bairro do Farol. De acordo com o empresário Marcos Sarmento, a receita é de família e foi aprimorada pela sua equipe.

“Nós ficamos muito felizes com o resultado, pois é uma forma de reconhecimento. Fico muito mais feliz ao saber que o prato finalista no festival é uma receita da minha mãe e que, sem dúvidas, é fruto também do trabalho de cada um dos 13 funcionários que temos aqui. Isso nos faz, cada vez mais, oferecer o melhor para os nossos clientes”, contou Marcos.

O empresário ainda lembrou que o restaurante foi o segundo self-service aberto em Maceió, só que o primeiro não funciona mais e, com isso, eles se tornam o mais antigo no mercado, com 25 anos de atuação. Ele ainda destacou a importância do Agente Local de Inovação e do Sebrae em Alagoas para o crescimento da empresa.

“O apoio e o acompanhamento do ALI é um grande suporte, pois fica mais fácil para nós decidirmos o que pode e deve ser feito. Nós sempre ouvimos as ideias e sugestões, pois acreditamos que é um trabalho muito importante, já que o Sebrae Alagoas nos faz buscar intensamente a inovação no mercado, através dos cursos e consultorias, para que possamos melhorar os resultados do restaurante”, afirmou o empresário.

Para Raphael Augusto, ALI que acompanha o Alecrim, o principal diferencial do restaurante é justamente a dedicação de toda a equipe e a busca incessante pela inovação. “A gente se comunica frequentemente pelas redes sociais e se reúne uma vez por o mês. O nosso objetivo principal é, justamente, tentar fomentar e estimular a inovação. Isso já pode ser visto na prática, no dia a dia das micro e pequenas empresas. Mesmo a empresa sendo pequena, o mercado exige uma atitude de grande empresa. Além disso, o restaurante se impôs e se abriu para o mercado, com pesquisas e ações sociais. Tudo isso contribui para que a empresa continue mantendo seu ritmo de crescimento e sua competitividade”, defendeu Raphael.

Valorize o quilo

Flávio Carvalho“O quilo é nosso” é o primeiro concurso voltado para o segmento de restaurantes que trabalham com a venda de comida por quilo. Para participar do concurso, realizado em todo o Brasil, os restaurantes elaboram um prato especial, que é incluído ao buffet da casa durante todo o período de votação. Na primeira etapa, o público determina os três vencedores em cada praça, que, além de placa e certificado de vencedor, recebem também dois ingressos para a programação técnica do 30º Congresso Nacional Abrasel, que será realizado em agosto de 2018, em Brasília.

O concurso foi realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Prazeres da Mesa e com patrocínio da Rede e da Sodexo.

Ascom Sebrae Alagoas