Geral

Seminário aborda tendências em decoração e design de móveis em AL

11/12/2017
Seminário aborda tendências em decoração e design de móveis em AL

Na última semana, o Sebrae em Alagoas, o Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias do Estado de Alagoas (Sindmóveis) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) promoveram o Seminário de Tendências em Decoração e Design de Móveis, na praça de eventos da CasaCor Alagoas, no Parque Shopping Maceió. O evento serviu como uma oportunidade para discutir as novidades do design de móveis e o cenário do segmento em Alagoas, no Brasil e no mundo.

O seminário foi marcado pelas palestras de Mônica Barbosa, colunista da Revista Caras e diretora do Living Design, Marcos Batista, consultor credenciado ao Sebrae Nacional, Sebrae em Alagoas e diretor de design estratégico no Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), além de Cândida Cervieri, diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Durante sua palestra, ‘O Morar do Futuro’, Mônica Barbosa abordou tópicos como o habitat nômade, moradia saudável, moradia heliotrópica, o resgate da natureza, integrada aos ambientes e móveis das casas e apartamentos, além das novas direções do segmento para os próximos anos.

“A tecnologia ainda vai mudar muito no futuro, pois está em constante evolução, e vai ficar mais acessível, nas prateleiras dos home centers. O comportamento das pessoas, aliado a essa acessibilidade, é o que fará o futuro das casas. O que virá é um abandono do passado, não no sentido de jogar os móveis antigos fora, mas de trazer uma mudança de funcionalidade deles. A estética funcional é o que vai padronizá-los”, frisou Mônica.

Já Cândida Cervieri apresentou o cenário nacional e internacional da indústria de móveis por meio de dados levantados pela Abimóvel 2016, os quais colocam o Brasil como o 6º produtor mundial de móveis, sendo responsável por 6% da produção global. Ainda segundo a pesquisa apresentada pela diretora executiva da Abimóvel, o Brasil é o 32º em exportação e 39º em importação. Outros temas em pauta foram: o papel e o crescimento do e-commerce, desafios na cadeia de valor na indústria de móveis e projeções até 2021.

Por fim, Marcos Batista deu dicas de como o empreendedor deve se portar em meio às transformações, do tangível ao intangível, e como o empresário conseguirá se posicionar na era digital, apresentando novas formas de economia, consumo, ferramentas de inovação e entendimento sobre tendências. O consultor ainda falou sobre como mudar o mindset empreendedor, destacando o design thinking e uma ferramenta criada por ele, a metodologia dos 4E’s: Empoderar, Empreender, Envolver e Entregar, ligados à Espiritualidade e Essência.

De acordo com Everaldo Figueiredo, gerente da Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas, somente em Maceió, o segmento conta com cerca de 300 pequenos negócios, cada um deles empregando, em média, de 10 a 15 pessoas.

“Os móveis são como roupa. As tendências mudam rapidamente, com uma velocidade assustadora, por isso, promovemos esse evento para falar sobre essa questão. Apesar de não ter sido um ano fácil, conseguimos realizar esse seminário com três grandes nomes do segmento no Brasil, tentando proporcionar conhecimento não somente para empresários da área de móveis, mas também para arquitetos e projetistas que atuam no segmento, para que eles tenham mais informações atualizadas e, assim, possam melhorar seus produtos. Para nós, esse seminário é um motivo de satisfação e orgulho”, destacou Everaldo.

Manoel da Silva, diretor do Sindimóveis, reforçou que o evento foi imprescindível para que as empresas comecem 2018 mais preparadas para enfrentar o mercado. “Essa é uma ação muito positiva dessa parceria. Muitos dos participantes também estão expondo na CasaCor. Unindo uma coisa a outra, só estamos contribuindo para o fortalecimento do segmento e antecipando as tendências para o ano que vem, fazendo com que iniciemos 2018 mais fortes. Com isso, iremos crescer cada vez mais”, concluiu.

Sobre a CasaCor

A CasaCor é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e, em 2017, chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais em Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de seis internacionais, nos Estados Unidos (em Miami), Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.

Inaugurada em Maceió em 2014, a Casacor Alagoas trouxe o melhor da arquitetura e do design de interiores ao público do estado, ajudando a revelar grandes nomes do design e da arte popular.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas