Geral

Sesau avalia ações contra o Aedes em encontro com gestores municipais

08/12/2017
Sesau avalia ações contra o Aedes em encontro com gestores municipais

Para marcar o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que abrange ações integradas e simultâneas em todas as capitais do País nesta sexta-feira (8), a Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika realizou uma reunião técnica esta semana para discutir as ações realizadas em 2017 e que serão apresentadas ao ministro do Turismo, Max Beltrão, que está em visita à capital alagoana.

A reunião contou com a presença de técnicos das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), da Defesa Civil Estadual, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e da Secretaria Municipal da Saúde de Maceió (SMS).

Durante a reunião foram discutidas as ações como as visitas a imóveis abandonados, as operações de recolhimento de pneus, as operações nos municípios, bem como as inspeções e palestras nas escolas públicas, que têm conscientizado a população sobre os perigos da doença, que sempre atinge picos durante os meses de verão.

Também foram debatidas as ações que vão ser desenvolvidas em 2018, pelos órgãos envolvidos, como a intensificação das grandes operações nos municípios e nos bairros da capital com altos índices de infestação, as operações de recolhimento de pneus, as inspeções e palestras nas escolas públicas e privadas, as visitas aos imóveis abandonados e de difícil acesso, um convênio para utilização de larvicidas, assim como campanhas de mobilizações definidas pela Sala Nacional de Coordenação de Controle.

olival_santos_20171207_1599728531De acordo com Daniela Castanha, gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Sesau, a reunião com os demais órgãos foi de suma importância, visto que com a efetivação da Sala Estadual, cada órgão tomou para si as responsabilidades que são de suas competências, o que tem garantido um trabalho qualificado no combate ao mosquito.

“Todos os trabalhos que eram feitos individualmente, com algumas parcerias do município e do Estado, realmente foi consolidada com a implantação da Sala Estadual, coordenada pela Defesa Civil de Alagoas. Estamos seguros em mostrar para o ministro Max Beltrão e demais autoridades o trabalho eficiente que está sendo feito aqui no Estado no combate ao Aedes aegypti”, destacou.

Após a apresentação, o ministro de Turismo e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão fazer uma visita a um imóvel abandonado na praia da Avenida, nesta sexta-feira (8), em busca da eliminação de possíveis focos do mosquito.

Marcel Vital/Ascom Sesau